domingo, 2 de outubro de 2016

Azeitona (Bruno Miranda)

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Páginas: 350
Ano: 2016
Avaliação: ★★★
      
      Azeitona é o livro de estreia do booktuber Bruno Miranda e nele conhecemos a história de Ian, um garoto de 16 anos que vive com sua irmã mais velha (Iris) pois perdeu os pais quando tinha apenas seis anos. Quando está na sala de espera do consultório aguardando a irmã realizar a consulta de pré-natal de seu primeiro filho, Ian é abordado por uma mulher que acaba achando que ele está ali acompanhando a namorada grávida, não a irmã. Essa mulher é apresentadora de um reality show super famoso chamado “Novos Pais” cujo intuito é acompanhar a vida de futuros pais adolescentes e acaba convidando ele para participar do programa, mencionando que se aceitar ganhará um cachê super alto, podendo até ficar famoso já que o país todo acompanha o programa. 
          Ian acaba não mencionando que foi tudo um mal entendido, que na verdade não vai ser pai e está ali apenas acompanhando a irmã, pois quando ela menciona o valor do cachê ele fica realmente interessado em participar e promete dar uma resposta à mulher mais tarde. Quando está no colégio, a produtora muito insistente acaba ligando para ele para perguntar se ele vai mesmo aceitar participar do reality e quando ela pergunta o nome de sua namorada, ele sem pensar acaba dizendo o nome de Emília, uma garota tímida de sua sala com quem ele nunca nem teve uma conversa de verdade. 
        Decidido a participar do programa, já que o prêmio pode ajudar sua irmã que está se formando na faculdade, ele tenta explicar toda a situação à Emília, na esperança de que ela finja ser sua namorada grávida e entre nessa com ele. De início a garota fica abismada, porque além de ser uma ideia totalmente louca ela ainda tem um namorado, que não iria gostar nada disso. No entanto, acaba aceitando já que o dinheiro poderia ajudá-la a sair de casa e não discutir mais com sua mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. A partir do momento que aceitam participar do reality, Ian e Emília precisam inventar inúmeras mentiras para conseguirem se manter lá, já que a menina está fingindo estar grávida. Deu para sentir a maluquice e a quantidade de confusão que esses dois vão se meter? Pois é, agora multiplica por cem.
         Ian está tão determinado em fazer dar certo seu plano que até nós leitores ficamos agoniados na expectativa de saber se ele será bem sucedido ou não, com o passar dos capítulos notamos o quanto se preocupa com a irmã e que suas intenções são as melhores possíveis. Ele não quer prejudicar ninguém, na verdade só deseja ser capaz de aliviar o fardo das costas de Iris, pois sua irmã precisou abdicar de várias coisas para criá-lo desde que os pais morreram, e ele se sente meio em dívida com ela por esse motivo.
       Ian é um personagem encantador, uma boa pessoa, inteligente, divertido, porém um pouquinho inconsequente. As situações que ele e Emília passam para não serem descobertos em suas mentiras são hilárias e o livro por vezes me fez dar risada dessas duas figuras. Não teve um personagem nesse livro que eu não tenha gostado, mas confesso que teve um certo momento que senti vontade de esmagar a Emília. 
        Porém, apesar de ser uma história divertida também temos aqui temas mais sérios, como relacionamento com os pais e o tema principal do livro, que é gravidez na adolescência, mas tudo isso foi tratado de maneira leve para não pesar o clima da história. Achei essa ideia de reality para jovens pais super inovadora, nunca vi nada parecido. Além disso, as questões maternais, como pré-natal foram, abordadas com muita propriedade, o que mostra o nível da pesquisa feita pelo autor. Ele não se limitou a falar de forma superficial sobre assunto nenhum, e isso sem dúvidas lhe fez ganhar pontos comigo.
        Narrado em terceira pessoa, a história é fluida e fácil de ler, mas está longe de ser rasa. O que mais me chamou atenção nesse livro foi que em nenhum momento eu senti que estava lendo um romance de estreia, pois a escrita do Bruno é tão madura que parecia mais um best-seller de um autor renomado.
      A edição gráfica desse livro também é incrível. As cores vibrantes da capa, que super combinaram, somado a esse título pouco esclarecedor criam uma atmosfera que intriga o leitor. 
        Azeitona foi uma uma leitura leve, fofa, simples e que ainda assim consegue ser marcante. Achei muito legal o Bruno conseguir abordar assuntos mais sérios de uma forma tão gostosa de se ler. Pra quem já acompanha o autor no youtube com certeza conseguiu sentir um pouco do seu jeito ao ler essa história. Um ponto que achei super válido também foi que ele fez um bom trabalho em falar sobre mentira, mostrando que sempre irá precisar de uma nova mentira para se sustentar e sim, tem perna curta e mais cedo ou mais tarde virá à tona com suas consequências. 
     No geral, adorei o livro. O Bruno com certeza tem muito potencial e uma carreira promissora se continuar a escrever histórias assim e eu com certeza vou querer acompanhar suas próximas tramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário