sábado, 10 de setembro de 2016

Apenas Um Dia (Gayle Forman)

Título: Apenas Um Dia
Título Original: Just One Day
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 382
Ano: 2014
Avaliação: ★★★

     O livro vai contar a história da Allyson, uma menina de 18 anos que tem uma vida organizada, planejada e sistematizada. Já sabe que quando se formar irá pra faculdade de medicina, assim como seu pai, e ganha de presente de formatura do ensino médio um tour pela Europa. 
       Enquanto está na Inglaterra acaba indo assistir a uma peça de Shakespeare com sua amiga e lá ela conhece Willem, um ator que está participando da peça e que de cara já chama sua atenção. Eles acabam se reencontrando no outro dia e Allyson fala a Willem sobre sua vontade de ir a Paris, já que a agência com quem está não passará por essa cidade. Quando menciona esse desejo, Willem a convida pra ir com ele à Paris para passarem um dia por lá e conhecerem a cidade. E Allyson aceita.

         Essa decisão totalmente inesperada a impulsiona para o melhor dia de sua vida e ao lado de Willem, em Paris, Allyson acaba se encontrando, descobrindo ser alguém que jamais imaginou ser, e se apaixonando de um jeito que jamais imaginou ser possível. Um dia pode sim transformar a sua vida.
      Eu gostei demais do livro. Não é nem de longe um romance clichê e a autora ao decorrer da história nos leva junto com os personagens, deixando o leitor completamente envolvido, torcendo pro casal voltar a se encontrar, torcendo pra que tudo conspire a favor do amor deles. É um livro com inúmeras frases de efeito sobre amor, destino, paixão e principalmente acasos, que pode fazer com que duas pessoas diferentes se encontrem e fiquem "manchadas" mesmo tendo vivido juntas apenas um dia. 
       É incrível ver como a Allyson que sempre foi uma pessoa organizada e sistemática se descobre ao encontrar Willem. Passa a se ver de outra forma, que jamais imaginou ser possível. A autora traz questões muito importantes sobre amor, paixão, destino e principalmente acaso, que pode fazer coisas incríveis na vida de duas pessoas. 
     O livro apesar de ter o romance do casal acontecendo em um dia não ficou forçado, pois tudo aconteceu de forma leve e sutil e esse sem dúvidas foi um dos pontos mais positivos da história.
Recomendo demais essa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário