sábado, 10 de setembro de 2016

Apenas Um Ano (Gayle Forman)

Título: Apenas Um Ano
Título Original: Just One Year
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 350
Ano: 2015
Avaliação: ★★★

      Quando me falaram que esse livro não era uma continuação de Apenas Um Dia e sim a mesma história mas pelo ponto de visto do Willem, confesso que fiquei um pouco desanimada. O primeiro livro acabou de um jeito que me deixou louca por uma continuação. Mas mesmo assim peguei esse pra ler e me surpreendi demais.
          Pra começar, o livro não conta a mesma história do primeiro porque (isso pode ser spoiler pra quem não leu Apenas Um Dia) no primeiro livro o casal tem uma separação abrupta depois do dia incrível em Paris e a segunda parte da história só temos a Allyson totalmente arrasada por Willem a ter abandonado daquela maneira depois de passarem à noite juntos. Mas no primeiro livro nunca sabemos o que de fato aconteceu, só acompanhamos as milhares de tentativas frustadas da Allyson tentando encontrar seu amor perdido. Já aqui em Apenas Um Ano a história é contada pelo Willem e muitas questões são respondidas. Entendemos o que aconteceu naquela manhã em que a Allyson acordou sozinha, e todos os mistérios de Willem são revelados. 

      Tenho que confessar que gostei mais desse livro que do primeiro. Willem é um personagem cativante. Com todo seu jeito aventureiro acaba encontrando o amor de verdade e também se lamenta muito por ter perdido sua Lulu. E de como por mais que a Allyson pense o contrário, imagine ter sido abandonada, ele também passou todo aquele um ano procurando por ela.
       Mais uma vez temos uma história regada a Shakespeare, o que deixa tudo mais poético. E mais uma vez o livro foca no acaso é cada fim de capítulo acaba com uma frase de efeito que nos faz refletir sobre diversas coisas. 
        Amei poder entender porque Willem é tão fechado e misterioso. Esse personagem sem duvidas virou um dos meus favoritos. Esse segundo livro foca mais ainda nos temas principais dessas história: amor, destino, acaso, deixar alguém te bagunçar. 
     Quando li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi gostei dos livros mas não fiquei tão envolvida. No entanto posso afirmar que com esses a Gayle Forman me ganhou. 
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário