sábado, 10 de setembro de 2016

Água Para Elefantes (Sara Gruen)

Título: Água Para Elefantes
Título Original: Water for Elephants
Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2007
Avaliação: ★★★

    Eu tinha esse livro na estante desde 2013 e finalmente resolvi ler de uma vez e desencalhar ele.
    No livro conhecemos Jacob Jankowski, um senhor de 93 anos que vive em uma casa de repouso. Quando mais novo Jacob trabalhou em um circo, mas por algum motivo nunca comentou sobre isso com ninguém. 
       O livro é contado alternando os capítulos entre passado e presente então em alguns temos Jacob já velhinho na casa de repouso e em outros ele ainda jovem com 23 anos. Quando era estudante de medicina veterinária Jacob teve sua vida transformada após perder seus pais em um acidente. Sem saber lidar com a situação ele acaba deixando a faculdade antes de fazer as provas finais e no meio do desespero, acaba pulando em um trem em movimento e descobrindo que aquele é o trem do Circo dos Irmãos Benzini. Como ele não tem para onde ir, acaba sendo contratado pelo Tio Al, dono do circo, para trabalhar lá, visto que é veterinário e pode ajudar a cuidar dos animais. 

       E assim Jacob passa a viver com todas aquelas pessoas, conhece August, um sujeito intratável que é chefe do setor dos animais e também a esposa de August, Marlena, por quem inevitavelmente se apaixona. Enquanto está no circo também se depara com Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
   Confesso que apesar de o livro ter menos de 300 páginas, demorei mais de uma semana para finalizar. A leitura não é muito fluida e pra mim por vezes foi bem arrastada. Não me identifiquei muito com a narrativa da autora, que apesar de ser simples não é muito ágil. 
       A história em si foi ok, é um livro legal mas não tem nada de extraordinário. Como já imaginava, algumas cenas de maus tratos com os animais (principalmente com Rosie, a elefanta) me deixaram meio mal. 
        Gostei do romance entre Jacob e Marlena e torci por eles e também gostei da forma como o livro acabou. No geral, foi uma leitura boa, ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário