domingo, 15 de maio de 2016

O Orfanato da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares (Ramson Riggs)


Título: O Orfanato da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares
Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Autor: Ramson Riggs
Editora: Leya
Páginas: 336
Ano: 2012
Avaliação: ★★★

    No livro conhecemos Jacob Portman, um adolescente que é aparentemente, comum e tem o seu futuro completamente planejado por seus pais. A mãe é uma mulher fútil e o pai é um escritor frustrado. A única pessoa com quem Jacob tem uma boa relação é o seu avô Abe que sempre contava histórias fantásticas sobre seu passado. Por ser um refugiado de guerra e órfão viveu toda a sua infância e adolescência em um orfanato um tanto estranho que ficava em uma ilha mágica onde abrigava várias crianças especiais, peculiares.  
   Essas crianças tinham habilidades diferentes - como levitar, ficar invisível, cuspir abelhas e produzir fogo com as mãos - e viviam em um orfanato sob a proteção da Srta. Peregrine, sua diretora. Conforme foi crescendo Jacob parou de acreditar nessas histórias se convencendo de que eram apenas invenções com o intuito de entretê-lo e assim, seu avô parou de contá-las a ele. 
       Alguns dias antes de completar 16 anos, Jacob recebe uma ligação desesperada do seu avô dizendo que um tal “monstro” estava vindo atrás dele. E por conta disso precisava de suas armas. Preocupado, Jacob decidi ir até a casa do avô e encontra marcas de sangue e começa e seguir pela mata. Ele se depara com uma criatura horrível, com vários línguas e olhos negros e seu avô gravemente ferido. Suas últimas palavras são instruções para Jacob:
"— Não há tempo — sussurrou. Depois ergueu a cabeça do chão, tremendo com o esforço, em respirou em meu ouvido: — Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do homem velho. Três de setembro de 1940. — Concordei com a cabeça, mas ele percebeu que eu não tinha entendido. Com suas últimas forças, ele acrescentou: — Emerson... a carta. Conte a eles o que aconteceu, Yakob".
    E a partir daí ele fica instigado em saber se realmente tudo que seu avô lhe contou era mesmo verdade e se esse orfanato realmente existe, já que jura ter visto o tal monstro. Seus pais preocupados o levam ao psiquiatra pois acha que tudo isso é fruto de uma experiência traumática que seu filho teve ao ver o avô morto e que tudo será resolvido com remédios e tratamentos. Só que Jacob está disposto a desvendar todo esse mistério e após discutir algumas questões com seus pais e encontrar uma carta deixada por seu avô e descobrir que a ilha ficava na costa do País de Gales, ele o pai partem para uma viagem em busca do passado narrado por seu avô. Lá, Jacob descobre coisas arrepiantes e que jamais imaginou encontrar. 
       A ilha é pequena, sem eletricidade e com poucos moradores. Jacob sai para explorá-la e conhece o antigo orfanato mencionado para seu avô. Acontece que ninguém mora lá há anos e aquelas pessoas diferentes que ele esperava encontrar não estavam lá. Inconformado, ele retorna ao lugar e encontra uma garota que o acusa e faz dele seu prisioneiro. De uma forma totalmente inesperada, é ela quem leva Jacob até o tal orfanato e ele acaba conhecendo muitas das crianças que seu avô mencionava, além da Ave: A Srta. Peregrine.
      Daí em diante nosso protagonista embarca em uma incrível aventura e nos transporta para esse mundo também. Há inúmeros mistérios para serem descobertos ao longo da história como, por exemplo, como depois de tanto tempo, Jacob encontrou as crianças e o Orfanato, mas todas essas dúvidas são respondidas ao longo da história e o resultado é um livro delicioso cheio de aventuras e descobertas onde nem tudo parece ser o que é.

    Considerações: Eu achei o livro é incrível. Riggs é rico em detalhes e cria um universo singular. A narrativa é super fluída, cheia de imagens que dão um tom original e dinâmico à história. Os personagens são interessantes, misteriosos e cativantes e nos fazem mergulhar em suas histórias.
    Confesso que pela capa, imaginei ser um livro assustador mas quando vi resenhas e li sobre ele percebi que na verdade era um livro juvenil mais pra aventura do que pra qualquer outra coisa e foi exatamente isso que encontrei. Apesar de as fotos assustarem um pouco (já que são reais), não é o tipo de livro aterrorizante que vai te tirar o sono, muito pelo contrário.
    Essa leitura combina super com esse clima de frio em que estamos agora e eu adorei ter lido ele nessa época pois o clima macabro e de mistério combinam muito com o inverno. É um livro bem diferente de tudo que já li e o autor soube dosar muito bem elementos  sobrenaturais, aventura, fantasia e thriller, e isso com certeza foi um ponto positivo para mim.
     O livro chegará as telonas ainda esse ano de 2016 e eu já vi o trailer e estou super ansiosa pra conferir essa adaptação, e mais ansiosa ainda pra ler a continuação “Cidade dos Etéreos” que já está nas livrarias. 
       De uma forma geral, recomendo bastante a leitura principalmente para o público juvenil (já que é o público alvo do livro), mas para todos os que gostam de livros de mistério/aventura. Só não vão esperando uma história aterrorizante, pois as fotografias são mais assustadoras do que a história em si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário