domingo, 15 de maio de 2016

O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Páginas: 196
Ano: 1968
Avaliação: ★★★★/

    Em "O Meu Pé de Laranja Lima" conhecemos a história de um menino de seis anos chamado Zézé. Ele é pobre, extremamente inteligente, sensível e carente. Não encontrando na família e nas pessoas a ternura e o afeto de que necessita (seus pais e irmãos são muito duros com ele), Zézé vai pelas ruas fazendo mil travessuras, pregando peças e quando enfezado solta até palavrões. Ao ter atitudes como essa acaba levando broncas ou até surras de seus pais e de seus irmãos que diziam que ele era uma pessoa má.
       As dificuldades fizeram com que a família se mudasse de casa e no quintal de seu novo lar, Zezé encontra um pé de laranja lima que se torna seu maior amigo, seu grande confessor, e companheiro de brincadeiras. Com Minguinho, Zézé protege-se do mundo real com uma barreira feita de brincadeiras, canções e da doce ilusão da inocência.
     No decorrer da história, sem querer, o menino acaba fazendo amizade com o Portuga, um comerciante que de início implicou com as travessuras de Zezé e até lhe deu uma surra, mas que depois faz o garoto se sentir querido pela primeira vez na vida e tem um papel muito importante na vida de Zezé fazendo a criança entender o que é a vida e o que é crescer. 
      Zezé se apega muito ao Portuga e vê nele um amigo e um porto seguro com quem se encontra todos os dias para conversar e ter alguns momentos prazerosos, longe de seus pais e irmãos que vivem lhe dando surras e dizendo que ele não presta. A relação dele com esse homem é construída de um jeito sutil, porém se torna tão forte e tão sincera que conseguimos sentir isso através das páginas do livro. Foi sem dúvidas uma das relações mais lindas que já pude ler e é incrível vermos o quanto uma criança é sincera com seus sentimentos e afeto.
     Zezé é um menino sensível, que perdeu seu direito de ser criança cedo demais, apreendendo a se virar sozinho e aprendendo depressa demais coisas que nem deveria se importar por agora. Certas coisas que ele fazia não eram por maldade e sim por sua inocência e falta de entendimento. A inocência desse menino é visível e o autor trabalhou tão bem os sentimentos dele que confesso nunca ter lido um livro com um protagonista tão puro. Tudo o que o menino faz de “mal” na maioria das vezes é pelo fato de não ter atenção suficiente dentro de casa, mas mesmo assim ele demonstra um amor incrível por seus familiares. 
“-Fica feio se eu chorar?
–Nunca é feio chorar, bobo. Por quê?
–Não sei, ainda não me acostumei. Parece que 
aqui dentro a minha gaiola ficou vazia demais...” (pág.69)
     A história é narrada em terceira pessoa e a leitura pra mim poderia ser definida em três palavras: dura, áspera e singela. Não esperei me emocionar tanto com a história como aconteceu. Este é, com certeza, um dos livros mais tristes que já li em minha vida. Os castigos físicos e as palavras pesadas com que tratavam Zezé, me deixavam muito aflita. Mas apesar disso, o livro se revela reflexivo em diversos momentos e com uma pitada de doçura, relembrando como é a inocência da criança e também como é a dor da descoberta da vida.
    “O Meu Pé de Laranja Lima” é o livro mais emocionante que pode ser passado a qualquer pessoa. Seja criança, adolescente, adulto ou idoso, pois a moral deste livro cabe a qualquer fase da vida. Foi uma leitura incrível que me deixou com o coração apertado em vários momentos (principalmente em uma cena onde Zezé passa por uma situação horrível e sofre muito), mas a leitura foi incrivelmente válida e esse com certeza virou um dos meus livros favoritos.
       Recomendo a todos que gostam de uma história emocionante, simples, com sentidos, significado e uma pitada de drama. O livro é forte, apesar de ser singelo. É também tocante, belo e triste e com certeza merece todo o mérito que recebeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário