sábado, 26 de março de 2016

No Escuro (Elizabeth Haynes)

Título: No Escuro
Título Original: Into the Darkest Corner
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Páginas: 335
Ano: 2013
Avaliação: ★★★/

     No Escuro foi um livro que comprei por 9,90 em uma dessas promoções doidas do Submarino há dois anos. A única coisa que me arrependo foi de não ter lido ele antes.
         O livro conta a história de Catherine que há quatro anos, depois de aproveitar muito sua vida de solteira, conheceu em uma festa um homem chamado Lee. Sedutor, lindo e atencioso ele lhe chamou a atenção logo de cara e logo eles começaram um relacionamento amoroso, deixando todas as mulheres desejosas de estar no lugar de Catherine.
         Porém, um tempo depois ela começou a notar que Lee não era tão bom quanto parecia. Primeiro ele começou a proibir ela de sair com as amigas, de usar roupas que ele considerava inadequadas e foi aí que ela descobriu a verdadeira personalidade doentia e controladora de seu namorado.
       Catherine começou a se ver presa e já não sabia mais o que fazer para sair desse relacionamento, a cada dia que passava Lee se tornava mais violento, e o pior é que suas amigas não acreditavam no que está acontecendo com ela. E tudo o que ela acreditava ser fácil de abandonar acabou se tornando seu pior pesadelo. Quando tentava fugir de Lee, ele a achava, pois passou a segui-la e a controlar todos os seus passos. Passou a entrar no seu apartamento quando ela não estava em casa, pois tinha a cópia da chave e mesmo quando ela trocou todas as fechaduras ele conseguia entrar. Os abusos atingiram seu ápice quando ele começou a agredi-la fisicamente. De início com menos brutalidade, mas depois passou a espancá-la e até estuprá-la de um jeito horrível e muito brusco.
          O livro é intercalado em dois momentos diferentes da vida de Catherine, o passado, ao qual nos conta desde o inicio do relacionamento entre ela e Lee, e o presente ao qual nos deparamos com uma mulher atormentada pelos fantasmas do seu passado.
         Desde que conseguiu se livrar de Lee, quando ele foi condenado a prisão por 3 anos, a vida de Cathy mudou muito. Os traumas deixados nela atingiram de forma tão drástica seu psicológico, que ela desenvolveu TOC e passou a verificar mil vezes todas as janelas e portas de seu apartamento, na intenção de se manter segura. Ela também passou a seguir uma rotina muito metódica, estabelecendo até horários fixos pra tomar chá, ônibus diferentes para voltar do trabalho e dias em que podia sair de casa.
         É impressionante vermos o quanto todo esse trauma, por ter se envolvido em relacionamento abusivo, mudou nossa protagonista. Se antes era cheia de vida, quatro anos depois encontramos uma personagem totalmente doente e traumatizada. Ela não confia em ninguém, se fechou em seu mundo e devido ao medo de que seu ex namorado a encontre quando sair da prisão,  se obriga a verificar meticulosamente sua casa sempre que entra e sai. Isso tudo é o resultado de um relacionamento conturbado e agressivo.
         Com a ajuda de seu vizinho Stuart, Cathy acaba enfrentado seu temores. Stuart é um homem incrível, um psicólogo, que acaba ajudando muito ela a superar seus traumas e inclusive procurar um tratamento para o TOC. Porém, quando sua vida parece estar saindo do escuro, um telefonema muda tudo... O passado de Cathy pode não ter ficado totalmente para trás.

         Esse livro foi daqueles que me fisgou completamente. Eu me senti realmente dentro da história e sofria junto com a Catherine. Ficava imaginando o quanto foi horrível passar por tudo aquilo, sofrer daquele jeito sem que ninguém pudesse ajudar pois Lee se mostrava tão perfeito na frente dos outros, que nem mesmo as amigas acreditavam nela quando alegou estar sofrendo. 
     No Escuro me fez refletir também em quantas mulheres hoje estão passando por uma situação parecida. Em quantas mulheres estão presas dentro de relacionamentos abusivos e a dificuldade que encontram em sair deles. Pois o livro mostra exatamente isso, que por mais que pareça fácil, se livrar de um psicopata controlador e violento é muito difícil.
         Esse é um livro muito intenso, forte e assombroso, mas muito envolvente. É o tipo de livro que eu não queria desgrudar, pois queria saber o que ia acontecer com a protagonista e como essa história ia acabar. E por falar em final, pra mim foi meio que surpreendente, pois não imaginei que Lee fosse fazer o que fez. (mas claro que não vou falar o que é, porque não quero dar spoiler u.u)
        A autora teve uma imaginação incrível ao escrever esse livro. As descrições dos abusos eram tão reais que por vezes me senti tão incomodada que queria fechar o livro. Mas foi isso que me fez gostar tanto, pois adoro livros reais e fortes, que me tiram da zona de conforto e me fazem enxergar que nem sempre tudo é lindo num relacionamento. O tema de violência doméstica é sempre muito válido para abrir nossos olhos pois muitas mulheres que sofrem esse tipo de violência ainda vivem aprisionadas e literalmente “No Escuro”.
        Recomendo demais o livro. Sério. Foi a melhor leitura que fiz esse ano e com certeza entrou para a minha lista de favoritos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário