quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Um Certo Verão (David Baldacci)


Título: Um Certo Verão
Título Original: One Summer
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Páginas: 271
Ano: 2013
Avaliação: ★★★

    No livro conhecemos Jack, um ex atleta que se casou com sua namorada de escola, Lizzie. Os dois se amam muito e tiveram três filhos: Mikki, Jackie e Cory. Porém, Jack está vivendo seus últimos dias de vida, pois tem uma doença terminal e só quer aproveitar o resto de vida que lhe resta ao lado de sua esposa e filhos enquanto risca os dias no calendário. Lizzie, muito esperançosa, mesmo sabendo que o marido está morrendo, ainda faz planos para que a família passe o verão na casa em que ela cresceu, na Carolina do Sul.
      Entretanto, o destino prega uma peça nessa família e enquanto sai de carro para comprar remédios para o marido, Lizzie acaba sofrendo um grave acidente e morre. A partir de então, Jack se vê perdido pois de acordo com a lógica ele deveria estar morto e não sua esposa saudável e cheia de vida. Sabendo que seu fim também está próximo, ele se preocupa com o futuro dos filhos, que ficarão órfãos.
       Sua sogra tem uma conversa com ele e decide que cada parente irá ficar com um de seus filhos e assumem a guarda da neta mais velha, Mikki.  A outra parte do plano é mandar Jack para um asilo, para viver os últimos dias de vida que lhe restam.  Jack apesar de não ficar feliz por saber que vai morrer longe dos filhos, aceita a decisão dos sogros e vai. O que ninguém esperava, entretanto, é que Jack começa a se recuperar da doença, contrariando todos os prognósticos médicos e em pouco tempo se vê curado, algo que era totalmente impossível.
       Depois de se curar, ele está disposto a reconstruir sua família e vai em busca de seus três filhos. Sua sogra não acredita muito em sua recuperação, mas acaba cedendo e deixando as crianças voltarem a morar com o pai. Em meio às dificuldades em conduzir o lar sem sua esposa por perto, Jack acaba sofrendo para manter as coisas de forma certa e para criar seus filhos com atenção, como Lizzie fazia. 
     Após uma herança inesperada ele resolve realizar o último desejo da esposa e vai passar o verão – com seus filhos e seu melhor amigo Sam – no Palácio, uma casa à beira do mar e com um farol no seu terreno localizado na pequena cidade de Channing, a casa onde a sua esposa cresceu. Lá  ele faz bons amigos como Jenna e seu filho Liam e tem sua última chance de provar o seu amor pelos filhos e que ele tem a capacidade de se tornar o pai que as crianças precisam.

     Um Certo Verão foi o primeiro livro que li do autor – e o primeiro romance dele -, e posso dizer que a leitura me tocou muito. É um livro singelo que fala de superação, aprendizagem, da importância da família e dos amigos, da força de um amor verdadeiro e claro, de milagres. Cada personagem é único, com seus problemas e dramas internos.
    A trama tem vários personagens secundários, como Jenna, uma ex-advogada que cansada da cidade grande decide se mudar para Channing com o filho, onde ela abriu um restaurante, ela é uma mulher muito sensata e responsável por boa parte de mudança de Jack, Bonnie, que é a sogra de Jack, uma mulher aparentemente amargurada após a morte da filha e que é responsável por parte das reviravoltas do livro; Liam, filho de Jenna, que acaba se envolvendo com Mikki, filha mais velha de Jack  e Sam, melhor amigo de Jack e também com papel importante na história, sempre tentando ajudar.
     A história é narrada em terceira pessoa. A escrita é fluida e leve, dividida em capítulos curtos que estimulam muito a leitura, pois o final de cada um já te leva automaticamente ao próximo. Gostei muito da escrita do David, que algumas vezes me lembrou a do Nicholas Sparks, pelo jeito leve e singelo de escrever um romance.
       O livro tem algumas reviravoltas no final, quando achamos que tudo vai ficar bem acontece algo pra nos fazer mudar de ideia. Mas o desfecho da história era esperado, apesar de que não ficou nem um pouco forçado pois o autor se preocupou em deixar tudo próximo da realidade. Uma leitura que eu recomendo com certeza, para quem gosta de livros de romance com bastante drama familiar. Sem dúvidas nos traz reflexões muito válidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário