domingo, 17 de janeiro de 2016

Deixe a Neve Cair (John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle)

Título: Deixe a Neve Cair
Título Original: Let It Snow
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 335
Ano: 2013
Avaliação: ★★★

Em Deixe a Neve Cair temos três contos de natal que de alguma forma se interligam.
       O primeiro conto é O EXPRESSO JUBILEU da autora Maureen Johnson. Nesse conto conhecemos Jubileu, uma adolescente que esperava comemorar duas coisas com seu namorado: o natal e o aniversário de um ano do casal. No entanto, acontece um imprevisto com seus pais – colecionadores fanáticos da Cidade do Papai Noel Flobie – que são presos por causa de uma confusão que ocorreu quando eles estavam na fila para conseguir uma peça para a coleção. Com isso, Jubileu é forçada a entrar num trem e ir para a casa da sua avó para passar o Natal lá. Enquanto está indo ocorre um problema no trem devido a nevasca que atacou a cidade e ele não pode seguir viagem e fica parado em frente a uma Waffle House. Como se não pudesse piorar, Jubileu tem que aturar lideres de torcida afetadas no trem e no restaurante. As coisas mudam quando tudo Jubileu conhece um menino chamado Stuart na Waffle House e ela aceita o convite para ir até a casa dele.
      Jubileu acaba ficando na casa deles durante a noite de natal, simplesmente porque não há outra alternativa. Depois de algumas conversas ela percebe que tem mais em comum com Stuart do que pensava. Jubileu também percebe que seu namorado não se importa tanto assim ela e se aproxima cada vez mais de Stuart. O final é bem previsível, mas é fofo do mesmo jeito.
O modo como Maureen escreveu uma história dessa sem ser melosa demais, me agradou bastante. Fiquei com vontade de ler mais coisas da autora depois desse conto. A história é leve, fofa e com toda aquela emoção natalina. Gostei muito.




O segundo conto do livro é O MILAGRE DA TORCIDA DE NATAL, do John Green.
Esse conto se passa na mesma cidade do primeiro, e conta a história de três amigos que interrompem uma maratona de filmes na noite antes do Natal para levar um twister até a Waffle House (a mesma do primeiro conto). Eles tomam essa decisão após um amigo ligar para eles avisando que um trem cheio de lideres de torcida empacou em frente a sua loja, e elas estão lá. Esse amigo pede pra eles irem até o local e levarem um twister. Os três adolescentes- JP, Duke e Tobin- decidem ir e estão numa corrida contra mais dois grupos que também foram convidados a levar o jogo até o local. No entanto durante a ida, o carro deles fica preso num monte de neve ainda longe da lanchonete e aí as coisas complicam.
       Os três amigos continuam correndo contra dois grupos e uma nevasca, e durante essa aventura uma paixão aflora entre dois dos personagens principais.
      No geral, gostei do conto. Como sempre a história acaba de um jeito fofo. Mas nem de longe foi o melhor conto do livro. Dá pra notar durante a leitura que esse é o conto do John Green, mas definitivamente não foi o seu melhor trabalho. De todos os contos, esse foi o mais fraco.



O terceiro conto e com certeza meu preferido é O SANTO PADROEIRO DOS PORCOS da Lauren Myracle.
      Para mim foi o conto mais legal do livro e também o mais divertido. Nele conhecemos Addie, que está desesperada e muito triste após passar por um término de namoro. Após convidar Jeb (seu ex namorado) para encontrá-la no Starbucks e ele não aparecer, ela se desespera e num impulso corta seu cabelo e o pinta de rosa. Depois disso, vai para a casa e se lamentando por tudo.
      Na manhã de Natal, suas melhores amigas vão até sua casa para dar um apoio mas ela acaba brigando com elas, porque uma das amigas acha que Addie só pensa em si mesma, e ao longo do conto outras pessoas  (inclusive ela mesma) dizem isso. No entanto, a protagonista percebe que muitas vezes tem sido realmente egoísta e no final da história ela é uma pessoa bem diferente. Consegue seu namorado de volta, e depois de muitos empecilhos ela prova que não pensa só em si mesma quando consegue pegar o Gabriel (um mini pig muito foto) para sua amiga, que havia lhe pedido esse favor.
      O final é extremamente fofo, e aparecem todos os personagens dos três contos no mesmo lugar e descobrimos que eles têm uma ligação. A história termina de um jeito que me fez suspirar, e eu realmente gostei bastante.


      Deixe a Neve Cair é um ótimo livro para se presentear alguém na época do natal e um livro para ler nessa época sentindo toda a emoção e magia dessa festa linda. Recomendo muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário