quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Perfeitos (Scott Westerfeld)

Título: Perfeitos
Título Original: Pretties
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Ano: 2010
Avaliação: ★★★

     Antes de mais nada deixo claro que se você não leu o primeiro livro da série, cuidado, essa resenha pode conter spoiler.
       Depois dos últimos acontecimentos do livro anterior, Feios, Tally Youngblood se tornou perfeita. Depois de se entregar a Divisão de Circunstâncias Especiais e ter passado pela cirurgia, a única coisa que quer é aproveitar a vida em Nova Perfeição. Com um rosto lindo, a pele perfeita, um corpo mais forte e saudável, ela não deseja mais nada da vida. Sua nova realidade agora é a vida ‘borbulhante’, cheia de festas e sem nenhuma preocupação. Porém, isso muda quando antigos amigos dos seus tempos de Feia começam a aparecer aparentemente tentando se comunicar com ela. É aí que ao lado de Zane, seu novo parceiro e chefe dos Crims (um dos grupos mais ousados de Perfeitos), ela começa a questionar como foi parar na mesa de cirurgia. Tally não se lembra de como virou Perfeita, já que depois de descobrir sobre as lesões no cérebro que a cirurgia causa, tinha decidido continuar sendo Feia.

       Tally então fica sabendo que David (sua antiga paixão) tinha deixado algo para ela, mas ela teria que encontrar em um esconderijo. Porém, assim que consegue achar o que era,Tally tem medo e receio do que fazer, afinal ele lhe deu a cura, a chance de se curar de ser Perfeita e ter sua mente de volta como era antes. A partir dai, muitas coisas acontecem e a história engata. 
      Considerações: Apesar de ter achado o livro 1 melhor, Perfeitos manteve o nível e conseguiu me prender igualmente à história. O livro é ágil e a narrativa continua muito gostosa. A crítica à sociedade também continua e aqui fica bem forte o tema da alienação. O autor nos faz pensar sobre como as pessoas muitas vezes preferem viver em seu mundinho, pensando como todo mundo, apenas para não descobrirem as terríveis verdades que podem existir por trás de algumas coisas. Nesse livro fica claro o quanto o governo não aceita o diferente e quer todos pensando e agindo da mesma forma, alienados, sem direito à pensar por si próprio.
       Aqui também surge um triângulo amoroso (diferente do que imaginei que aconteceria no livro 1), mas no fim uma decisão da protagonista põe fim nisso. Falando sobre o fim do livro, gente: que final foi esse! Tudo que eu temia e já estava cogitando desde o início, acontece e eu fiquei com muita raiva. Porém, é tudo muito instigante como sempre fui correndo começar o terceiro livro, Especiais para saber o que ia acontecer com Tally. Esse também é um livro que nos faz repensar sobre alguns personagens, que podem se mostrar bem diferentes do que eram no livro anterior. 
      Para concluir, é um livro ótimo e apesar de ter gostado mais  do primeiro volume, em Perfeitos o autor conseguiu me ganhar como fã. Quando eu achava que toda a "lição de moral" e críticas à nossa sociedade já tinham se esgotado em Feios, ele chega e trás uma outra visão, com uma outra mensagem para refletir, tão válida quanto a anterior. Apesar da demora para concluir esse livro (pois meu ritmo de leitura anda péssimo devido a uma ressaca literária), a continuação de Feios me ganhou por não ter perdido ritmo e ainda por ter aberto novas janelas para que a saga de Tally continue. Ler essa série está sendo uma experiência única e eu estou ansiosa pelo desfecho completo, espero não me decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário