quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Feios (Scott Westerfeld)

 

Título: Feios
Título Original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Ano: 2010

Avaliação: ★★★

     Feios é o primeiro livro da série distópica de Scott Westerfeld (que na verdade era pra ser trilogia) e é seguido dos livros Perfeitos, Especiais e Extras. 
      Em Feios somos apresentados a um mundo diferente, 300 anos depois que a sociedade como conhecemos hoje foi extinta. A explicação geral é que o ser humano destruiu o mundo e criaram uma bactéria que acabou por contaminar todo o petróleo existente. No universo de Feios, os adolescentes quando completam 16 anos passam por uma cirurgia obrigatória, promovida pelo governo, que os transformará em Perfeitos. Todo e qualquer defeito físico é apagado, os músculos e ossos são melhorados, cicatrizes são removidas, o nariz é afinado, os lábios preenchidos e por aí vai. 
       Tally está prestes a completar 16 anos, ainda é uma Feia, e está ansiosa para fazer a cirurgia e poder finalmente morar em Nova Perfeição, junto de seu melhor amigo Peris que por ser um pouco mais velho, já passou pela cirurgia e se tornou Perfeito.
       Porém, quando Tally invade a festa dos Perfeitos numa noite para poder ver Peris ela acaba conhecendo Shay, uma Feia que faz aniversário no mesmo dia que ela e que por incrível que pareça: não quer se tornar perfeita, pois acredita que ninguém precisa de uma operação para ser belo.
"Não passa de enganação, Tally. Em toda a vida, você só viu rostos perfeitos. Seus pais, seus professores, todos que têm mais de 16 anos. Mas você não nasceu esperando encontrar sempre esse tipo de beleza em todo mundo. Simplesmente foi programada para achar que qualquer coisa diferente é feia." - pág. 84
     Antes de completar dezesseis anos então, Shay avisa Tally de que vai fugir pra um lugar chamado Fumaça, onde vivem inúmeras outras pessoas que assim como ela não querem passar pela cirurgia, incluindo David, seu amigo e um dos fundadores da Fumaça. Tally não aceita ir junto pois quer muito se tornar perfeita e viver junto com seu amigo, então Shay parte sozinha. Porém ela deixa um bilhete para Tally, com algumas pistas caso ela mude de ideia e queira se juntar aos Enfumaçados (nome dado ao grupo de rebeldes que fogem de Vila Feia por não quererem se tornar Perfeitos).
       Quando Shay parte, a Dr. Cable (chefona do grupo dos Especiais, que são como se fossem os policiais) pergunta a Tally sobre essa tal de Fumaça para onde Shay partiu. De início, Tally não diz nada pois prometeu a Shay que não falaria à ninguém, porém ela é ameaçada pela Dr. Cable que diz para Tally ir atrás da amiga e descobrir sobre esse lugar secreto, caso ela não aceite, será uma Feia para sempre.
        É assim então que Tally, pelo desejo imenso de se tornar Perfeita, parte atrás de Shay para encontrar o lugar chamado Fumaça e a partir dai o livro se desenrola.
       Sobre o enredo não posso falar muito mais, pois seria spoiler. O que posso adiantar é que Tally acaba por descobrir que existe algo por trás das cirurgias que ela nem imaginava, algo terrível e cruel, criado pelo governo. Ela percebe que nem tudo é como parece. E o que descobrimos é surpreendente. O fim do livro me deixou muito aflita e logo que terminei fui pegar o segundo livro pra ler. 
       Feios me conquistou por ser uma distopia com uma ideia central chamativa e diferente. O autor não criou uma simples história mas durante toda a narrativa percebemos críticas à nossa sociedade, e ao ser humano em si. A mensagem passada foi de que as pessoas se importam tanto com a beleza e excluem tanto os menos privilegiados nesse quesito que no mundo criado aqui, todo mundo é igual. Todos são lindos. Todos são perfeitos. As críticas de Scott Westerfeld são vistas em todo o livro e isso realmente faz a gente refletir muito. 
"Antes da operação existir, muitas pessoas, principalmente mulheres jovens, sentiam tanta vergonha de serem gordas que simplesmente paravam de comer. Perdiam peso rápido demais. Sem conseguir se controlar, continuavam emagrecendo até acabar no mesmo estado daquela "modelo". Na escola, diziam que algumas chegavam a morrer. Essa foi uma das justificativas da operação. Como todos sabiam que se tornariam perfeitos aos 16 anos, ninguém desenvolvia a doença." - pág. 194
       Eu gostei muito da leitura, apesar de ter achado algumas partes lentas, o livro me ganhou por completo. Pelo universo criado, pela mensagem passada, pelas críticas, pelos personagens, por tudo. Achei muito legal que em Feios existem carros e pranchas voadoras, pílulas de escovar os dentes, paredes que falam e muito mais. 
   Temos também um pouco de romance aqui também, mas nem de longe ele ganha o foco da história. É algo bem sutil que acontece depois que Tally parte em busca de Shay e de início achei que seria um triângulo amoroso, mas - felizmente- não foi (não do jeito clássico, pelo menos). 
      Outro ponto legal é que o autor  também dá um toque de ecologia à história, comentando não só da desigualdade da beleza que prejudicava os Enferrujados – nós! -, mas também da nossa burrice em gastar todos os recursos disponíveis. Tally fica apavorada quando vê os Enfumaçados – rebeldes da Fumaça – cortando árvores, pois sua sociedade é completamente sustentável e eles não fazem coisas desse tipo.
      Enfim, foi uma leitura muito gostosa e extremamente válida. Recomendo sem dúvidas, pois distopias sempre nos tiram da nossa zona de conforto mas essa em especial, faz isso com êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário