terça-feira, 4 de agosto de 2015

P.S. Eu Te Amo (Cecelia Ahern)

Título: P.S. Eu Te Amo
Título Original: P. S. I Love You
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 368
Ano: 2012
Avaliação: ★★★


    No livro conhecemos Holly, uma mulher prestes a completar 30 anos e que acabou de perder seu marido, devido a um tumor no cérebro. Os dois eram o casal perfeito: amigos desde a infância se amavam de um jeito único e apesar das discussões não imaginavam a vida sem o outro. Depois que Gerry partiu, nada mais na vida de Holly fez sentido e ela não sente vontade nem de sair da cama. Os dois compartilhavam um sentimento especial e o fato de Gerry ter ido embora rápido demais, deixa em Holly  uma dor insuportável e um vazio imenso na casa e no coração.
         Deprimida, viúva, sem uma profissão ou perspectiva, Holly se vê deprimida e sozinha pela primeira vez na vida. Seus pais e amigos se esforçam para animá-la e fazer com que Holly siga em frente, mas nada parece ser o suficiente para tirá-la dessa situação.

         As coisas começam a mudar quando Holly decide finalmente buscar um envelope deixado para ela na casa da mãe. Nesse envelope ela encontra pequenos bilhetes assinados por Gerry - "A Lista"- ajudando ela a seguir em frente sem ele.
         Holly deve abrir um envelope por mês e seguir à risca suas instruções. É o que Gerry gostaria que ela fizesse e ela faz isso, de março a dezembro. Essas cartas conseguem fazer com que ela se motive e comece a se recuperar, pelo simples fato de ter mais dez meses junto de seu amor,mesmo que apenas por palavras.
         O livro é narrado em terceira pessoa e centrado em Holly e nos bilhetes, porém os personagens secundários também são valorizados. A família e os amigos da protagonista são  fundamentais para o desenrolar da história e foram muito bem inseridos e desenvolvidos no livro.
        Cecelia Ahern realmente sabe como escrever e uma história de perda e superação. Como uma escrita envolvente e leve ela nos mostra como os dramas de Holly são reais bem como a forma como ela lida com eles. Gosto quando me vejo envolvida na história, chorando e sofrendo com os personagens e isso sem dúvidas é um ponto chave nos livros dessa autora.
         Entretanto, Holly algumas vezes me deixava cismada pois teve momentos em que a achei egoísta, apenas se concentrando em seu sofrimento e esquecendo que tanto os amigos quando os familiares dela também estavam sofrendo pelo Gerry. Tenho noção de que perder alguém que amamos, principalmente um marido com quem você dividia a vida, é extremamente complicado mas algumas vezes Holly não conseguia nem ao menos ficar feliz com as conquistas e alegrias de suas amigas e isso me incomodou um pouco.
        O livro é bom, ele passa algumas mensagens muito válidas sobre seguir em frente, encontrar a felicidade mesmo depois de achar que não é possível e abrir o coração para novos momentos, novas pessoas, novas fases. É um livro que retrata a importância da família e dos amigos.
        Gostei também de todos os personagens e achei que a autora soube desenvolvê-los da melhor forma possível. 
       Porem faço uma ressalva que eu infelizmente esperava mais do livro, no geral. Talvez isso tenha sido um problema meu pois tinha expectativas muito altas e demorei muito tempo para realizar essa leitura. Por esse motivo achei que a autora poderia me surpreender e o que encontrei foi uma história real, bonita porém parece que faltou algo pois o livro basicamente retrata a vida de uma mulher tentando seguir em frente. E só.
        Vi que algumas pessoas gostaram exatamente por esse motivo, pelo fato de o livro ter acabado de uma forma normal e realista. Mas eu fiquei pensando: "tá, é só isso então." assim que fechei o livro e isso não aconteceu por exemplo quando li o Simplesmente Acontece, da mesma autora.
        Em relação ao filme, assisti assim que terminei a leitura e também tive o mesmo tipo de sentimento. E apesar de ele ter um final diferente do livro, eu ainda esperava mais.
       Pra resumir, foi um livro bom, uma leitura válida. Gostei dos personagens, me envolvi com o drama de Holly mas senti como se pudesse ter algo no meio disso tudo que realmente me fascinasse, o que não aconteceu.
       Recomendo a leitura para todos que gostam de um bom drama, sem muito mimimi e que foque bastante na família e nos amigos, que nessa história foram essenciais.
"Ás vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava."

Um comentário:

  1. Vi o filme no cinema na época, sem saber que era livro. Se chorei loucamente no filme, não quero ler. hahhaha Medo de sofrer.

    Seguindo o blog!
    Beijos.
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir