quinta-feira, 2 de julho de 2015

Proibido (Tabitha Suzuma)

 Título: Proibido
Título Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Ano: 2014
Avaliação: ★★★


     Em Proibido conhecemos cinco irmãos: Lochan de 17 anos, Maya de 16, Kit de 13, Tiffin de 8 e Wylla de 5. Eles vem de uma família totalmente desestruturada: o pai deixou a mãe e arranjou outra família em outro país e não teve mais contato com os filhos. A mãe, desde então virou alcoólatra e arranjou um namorado novo (mais novo que ela) e é com ele que passa a maior parte do tempo, mal vindo em casa pra sequer ver os filhos.
      Desde então, Lochan e Maya (os dois irmãos mais velhos) tomam conta da casa e dos irmãos: levam à escola, fazem comida, levam no médico, ajudam com o dever de casa, como se fossem pai e mãe das crianças. Isso, acaba por aproximar ainda mais os dois irmãos que sempre foram muito apegados e cúmplices.
      Já no começo do livro podemos notar que a forma como Lochan e Maya se tratam e descrevem um ao outro, não é uma coisa normal de irmãos. Já fica evidente que a relação dos dois tem alguma coisa a mais. Até que em uma determinada situação isso vem à tona e eles acabam confessando que estão sim apaixonados. 

       Esse sentimento causa uma relação de repulsa e culpa em Lochan principalmente, pois ele tem a plena convicção de que se apaixonar e desejar a irmã é algo nojento, doentio, proibido, porém ele não consegue se afastar de Maya e nem ela dele. 
“Eu me recuso a permitir que um rótulo do mundo exterior estrague o dia mais feliz da minha vida. O dia em que beijei o homem que sempre abracei em meus sonhos, mas nunca me permiti ver. O dia em que finalmente parei de mentir para mim mesma, parei de fingir que era apenas um tipo de amor que sentia por ele, quando na verdade eram todos os tipos possíveis e imagináveis de amor. O dia em que finalmente nos libertamos das nossas amarras e demos vazão aos sentimentos que havíamos negado por tanto tempo, apenas porque por acaso somos irmão e irmã.” 
       A partir de então, os dois fazem de tudo para passarem o maior tempo que conseguem a sós, o que não é muito fácil. O sofrimento dos dois é muito real, pois eles mantém uma relação incestuosa e são obrigados a esconder isso dos irmãos mais novos e de toda a sociedade que os cerca.
        A autora soube desenvolver muito bem essa história. Com uma escrita singela, ela nos envolve de tal forma no enredo que mesmo achando repulsiva a ideia de dois irmãos apaixonados, a gente se pega torcendo pelo casal. A relação e o amor que sentem um pelo outro é muito forte e eles realmente se amam como amantes, como namorados e não como irmãos apenas. 
“- Nesse momento, a única coisa que eu sei é que te amo – Digo em meu desespero contido, as palavras derramando por conta própria. – Eu te amo muito mais do que um irmão. Eu te amo… de todas as formas possíveis e imagináveis.-Eu também me sinto assim… – Sua voz soa chocada e ferida. – É… um sentimento tão imenso que às vezes acho que vai me engolir.”
          Lochan vê em Maya um porto seguro, um motivo pra ficar feliz já que tem inúmeros problemas sociais. Na escola ele é visto como alguém perturbado pois senta no fundo da sala, nunca responde as perguntas dos professores e nunca apresenta trabalhos na frente da classe. Tanto ele quanto Maya também nunca tiveram nenhum relacionamento com ninguém pois a paixão que sempre sentiram um pelo outro, por mais oculta que estivesse, não permitia.
       O que admirei nessa história foi a coragem que a autora teve ao escrevê-la. Gostei muito da escrita também, leve, fluída e sutil. O livro é narrado em primeira pessoa, a história é vista pelo ponto Maya e Lochan e, possui os capítulos intercalados entre eles e seus pensamentos. Desde o lançamento fiquei ansiosa para ler esse livro pois queria saber como esse tema tão polêmico foi abordado. O livro atendeu todas as minhas expectativas. Eu tive mil e um sentimentos durante a leitura. Por vezes me colocava no lugar dos personagens, sentia o medo deles, torcia por eles e me envolvi de tal jeito que após 3 dias desde que o finalizei, ainda não consigo ler mais nada. Proibido foi um livro que me assustou e me tocou de uma forma absurda. Foi um dos poucos livros que conseguiu mexer com meu emocional e abalar todas as minhas estruturas.
    O final me destruiu completamente. Sério. Eu gosto de finais trágicos, porém esse realmente mexeu comigo e me deixou completamente abalada e com o coração partido após terminar.
     Não poderia deixar de dizer que virou um dos meus livros favoritos de 2015, com toda a certeza. É um livro realmente singular. Ele é devastador, perturbador, te tira o sono, te faz refletir por horas se possível. Por mais que você fique com um pé atrás por saber que se trata de incesto entre irmãos, dê uma chance pra essa história. Com certeza ela vai te surpreender e te fazer abrir a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário