terça-feira, 21 de julho de 2015

Garota Replay (Tammy Luciano)

Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito (selo Jovem)
Páginas: 144
Ano: 2012
Avaliação: ★★★


SINOPSE: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 

      No livro conhecemos Thizi, uma garota de 20 anos que vive no Rio de Janeiro. Apesar de viver com sua empregada e ser sempre sozinha por não ter pais presentes (pois eles viajam 10 meses no ano e nem convivem com a filha), tudo ia bem em sua vida. Porém quando o livro começa nossa protagonista acaba de descobrir que seu namorado a traiu em uma festa e depois disso se envolveu em uma briga (com o melhor amigo de Thizi, que presenciou a traição) e acabou sofrendo um grave acidente de carro, ele e o amigo. Tadeu, o namorado traidor, se recupera no hospital mas enquanto isso Thizi começa a repensar suas ideias e se decide em terminar o namoro. Antes de falar de fato com o namorado (ou futuro ex) ela resolve ir à uma festa espairecer um pouco e lá acaba encontrando uma garota exatamente igual a ela: uma replay de si mesma.

        Thizi segue a moça até o banheiro pois fica muito abalada (até porque não é nada comum ir à uma festa e encontrar outra pessoa idêntica a você) e como se fosse a coisa mais normal do mundo, a replay vira para ela e a chama de idiota. Seu mundo desmorona pois ela não entende o que acabou de acontecer. Quem seria essa garota? Uma irmã gêmea? Um clone? Ou será que Thizi pirou e começou a ver coisas? 
       É partir dai que o livro se desenrola e conhecemos Thizi e o momento complicado ao qual ela está passando. Um namorado traidor internado. O melhor amigo do namorado em estado gravíssimo e correndo risco de morte. E pra piorar seu melhor amigo, Tito, que foi quem contou a ela sobre a traição de Tadeu, não quer mais falar com ela pois já havia alertado antes sobre as possíveis traições e ela nunca lhe deu ouvidos.
       Considerações: O livro é bacana e bem curto. Eu realizei a leitura em um dia e acredito que a maioria das pessoas também. Eu esperava que os personagens fossem adolescentes, mas na verdade não. Thizi já está na faculdade e o livro está mais para um new adult, apesar de não ser tão sério assim para entrar no gênero. Eu gostei da leitura, porém algumas coisas me incomodaram. Achei que o começo principalmente ficou bem repetitivo, como se o objetivo da autora fosse colocar na nossa cabeça que a protagonista estava passando por um momento difícil e para isso ela precisou ficar repetindo toda hora a traição do namorado, a ausência dos pais e a falta que sentia do melhor amigo (que na verdade parece ser um pouco mais que isso, pelo jeito como ela fala dele). Isso me cansou um pouco. Outra coisa também é que "Garota Replay" não tem muitos diálogos, o que pode incomodar muita gente. Na maioria do tempo ficamos lendo as reflexões da Thizi, e isso realmente deixou algumas partes monótonas.
        O final foi realmente uma coisa bem louca, algo que eu não esperava. Porém, a questão de quem é a garota replay eu já havia "decifrado" bem antes da protagonista, mas ainda assim achei o final bem bolado e isso fez o livro ganhar alguns pontos.
         Temos aqui também um mocinho muito fofo e apaixonante e as últimas páginas são de suspirar. Eu recomendo "Garota Replay" principalmente para garotas, apesar de que a lição que o livro passa, serve para todos. Mas, as jovens se identificarão melhor com a história de Thizi. 
         Por fim, foi um livro legal para se passar o tempo, pra ler em uma tarde preguiçosa sem muita pretensão. A ideia da autora foi interessante e o livro realmente serve pra entreter. Só não leiam esperando muita coisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário