sábado, 6 de junho de 2015

Uma Longa Jornada (Nicholas Sparks)

Não gosto dessa capa :/ prefiro a capa do filme, que saiu agora.
Título: Uma Longa Jornada
Título Original: The Longest Ride
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2013
Avaliação: ★★★

No livro encontramos duas histórias aparentemente distintas. Ira, um senhor de 91 anos sofre um grave acidente de carro e fica preso às ferragens esperando por resgate. Enquanto isso ele começa a ter alucinações com Ruth, sua amada esposa falecida há 9 anos. Ira relembra de inúmeros momentos que passou com Ruth, desde o dia que se conheceram até o dia em que ela o deixou.
     Também conhecemos Sophia, uma universitária de 21 anos que vive em um alojamento da Universidade. Ela vai com sua melhor amiga até um rodeio e lá, seu ex namorado que tenta a todo custo reconquistá-la, acaba se aproximando demais e ela é salva por Luke Collins, o lindo caubói vencedor do rodeio.

      Os dois acabam conversando e de cara já se dão bem. Depois de vários encontros, eles acabam sentindo algo um pelo outro e começam a se envolver. O que Sophia não sabe é que Luke esconde um segredo que envolve suas competições nos rodeios e que pode mudar sua vida e a relação que ambos construíram. Quase no fim do livro, a história de Luke e Sophia e Ira e Ruth, se cruzam e aí temos um desfecho surpreendente.
      Sobre os personagens, gostei de todos. Ira é o típico personagem que o Nicholas cria: de idade, romântico do tipo que escreve cartas e completamente apaixonado pela sua esposa já falecida. A história dele com Ruth é muito linda, porém as partes em que o Ira narrava me entediavam um pouco.      Luke e Sophia são jovens, mas vivem em mundos diferentes. Ela é estudante de História da Arte e veio de Nova Jersey. Tímida, inteligente, conservadora e batalhadora, está começando agora a assumir as rédeas de sua vida, já que sempre foi mimada pelos pais e sufocada para que fosse perfeita em tudo. Foi com seu ex namorado Brian que ela achou que viveria uma linda história de amor, porém ele acabou sendo infiel e o namoro chegou ao fim, fato que Brian nunca aceitou. Já Luke é um peão de rodeio e luta para sustentar a fazenda em que mora com a mãe. Charmoso, bonito e rústico, acaba por conquistar Sophia e encontra nela um ponto de paz, pois os momentos entre eles são despretensiosos e únicos.
       Apesar dos pontos positivos, eu infelizmente não gostei tanto assim desse livro. Não sentia aquela vontade de pegá-lo pra ler sempre que tinha um tempo livre, como faço com a maioria dos livros e por isso demorei um pouco a terminar. Como já pude notar, Nicholas Sparks tem uma fórmula pronta pra todos os seus livros o que faz os personagens muitas vezes terem as mesmas características, apesar de o roteiro ser diferente. Nesse livro em especial, achei que algumas partes ficaram cansativas principalmente as narradas pelo Ira e a parte que realmente me deixou instigada a ler foi os momentos onde Luke realiza as competições no rodeio e o final, quando as histórias se cruzam.
       O livro é muito bonito e a história foi bem pensada, porém Uma Longa Jornada definitivamente não entrou pra minha lista de livros favoritos do Nicholas Sparks. É uma história que merece ser lida, que nos faz pensar sobre algumas coisas e que como sempre suspiramos com os românticos casais.           Para quem gosta do estilo do autor ou para quem quer ler um romance com drama, indico a leitura. Pretendo ver o filme em breve, pois já saiu de cartaz e espero que a adaptação tenha ficado boa. 
"Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário