sábado, 6 de junho de 2015

Mentirosos (E. Lockhart)

Título: Mentirosos
Título Original: We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2014
Avaliação: ★★★


       O livro nos apresenta a família Sinclair. Cadence, narradora do livro, é a neta primogênita  dessa família. Vivendo de aparências e tradições, todos os anos Harris Sinclair reúne as três filhas e seus netos para passarem o verão em sua ilha particular, chamada Ilha Beechwood. Cadence e seus primos Johnny e Mirren, e o amado amigo Gat (que não faz parte da família mas também passa o verão com eles) são inseparáveis e juntos formam um grupo autodenominado Mentirosos. Todo ano eles contam os dias para que chegue o verão e possam passar esse período juntos, se divertindo na ilha. Porém, no verão em que Cadence completa 15 anos, as coisas mudam.
Ela sofre um acidente muito grave e desde então sofre inúmeras enxaquecas e vive à base de remédios. Ela não se lembra de praticamente nada do acidente devido a um trauma crânioencefálico, que na verdade nunca apareceu nos exames. 
       Desde o acidente, Cadence não voltou mais à ilha Beechwood e sente muito falta dos primos e de Gat, por quem é apaixonada. Eles nunca entraram em contato com ela desde então e nem responderam seus milhares de emails. Sua mãe não permite que ela volte a ilha, pois garante que Cadence ainda está se recuperando.
       Entretanto, depois de dois anos ela finalmente volta à ilha com a permissão da mãe e é lá que todo mistério do que realmente aconteceu com Cady no verão dos quinze, é revelado.
       Chegando lá, os momentos se tornam desconfortáveis quando todos são muito cautelosos e se recusam a falar sobre o que aconteceu com ela no acidente. Nem mesmo osMentirosos parecem querer ajudá-la a lembrar. E aí sozinha, Cadence tenta reunir os fragmentos de memória e ir juntando as peças para descobrir o que realmente aconteceu naquele último verão.
         A família Sinclair é a típica família que vive de aparências. Ninguém pode demonstrar fraqueza, ninguém pode chorar, ninguém pode perder a pose. Isso me revoltava em determinados momentos, pois tudo isso é fachada. Pois teoricamente a família é rica e perfeita. Teoricamente. 
          As posses da família geram muito conflito entre as irmãs, que estão o tempo todo de olho na herança. Os Mentirosos não estão muito preocupados com isso.  Todos eles só se veem durante o verão, como se tudo aquilo ali na ilha fosse um mundo à parte. Depois, cada um segue com sua rotina em sua cidade. Gostei bastante dos personagens também, inclusive do Gat que é a única pessoa ali que enxerga a realidade de tudo e tenta alertá-los. 
          Quando finalmente, tudo é revelado na história é impossível não ficar surpreso. O mistério todo que envolve o acidente de Cadence é lembrado por ela mesma, com a ajuda de seus primos, aos poucos. A autora criou um desfecho surpreendente e que quando descobrimos, entendemos várias pistas que são colocadas ao longo da história. Porém, confesso que esperava mais desse livro. Por todo burburinho que causou, esperava um final realmente bombástico e devastador o que por incrível que pareça, não encontrei. Sem dúvidas foi algo que eu jamais imaginaria, mas ainda assim não me impactou da forma esperada e achei que algumas perguntas ficaram sem resposta.
         Não me entendam mal, eu gostei bastante do livro. A escrita da autora é muito bonita, poética e cheia de metáforas. A forma como essa história foi contada deu um quê diferente e único para o livro. A leitura flui super rápido e o livro tem aquele ar leve de verão, apesar do final ser triste e um tanto quanto drástico.
        Recomendo a leitura, pra quem gosta de young adult que foge um pouco do clichê. Mentirosos definitivamente é sim um livro bom, mas que na minha opinião poderia ter surpreendido mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário