sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vinte Garotos no Verão (Sarah Ockler)

Título: Vinte Garotos no Verão
Título Original: Twenty Boy Summer
Autora: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2014
Avaliação: ★★★★★

O livro conta a história de três amigos: Matt, sua irmã mais nova Frankie e Anna. Eles são o trio inseparável, vizinhos e amigos desde crianças. Porém, Anna esconde um sentimento a mais por Matt desde a infância e no dia de seu aniversário de 15 anos, acaba descobrindo que é correspondida. Matt e Anna acabam se beijando e a partir daí as coisas mudam. Eles se encontram escondido quase todas as noites e prometem manter segredo sobre isso, pois não sabem o que a irmã de Matt e melhor amiga de Anna, Frankie, irá pensar sobre. 


Todo ano é costume da família de Frankie viajar para a Califórnia nas férias de verão e Matt promete à Anna que quando fizerem essa viagem, dali a um mês, ele irá abrir o jogo com a irmã e contar sobre eles, porém antes que esse dia chegue os três decidem tomar sorteve em um dia qualquer e eles acabam sofrendo um acidente de carro, que resulta na trágica morte de Matt. A partir desse dia a vida de Anna e principalmente de Frankie muda drasticamente. A falta que Matt faz abala a vida delas e Anna promete que o segredo deles ficará guardado com ela pra sempre e escreve apenas em seu diário sobre seus sentimentos secretos.

Frankie se transforma em uma menina completamente diferente, com valores fúteis e superficiais que mascaram sua dor e Anna mesmo depois de um ano ainda sente algo muito forte por Matt e não se envolve com mais ninguém. Ambas não sabem como lidar com a perda e a dor que elas sentem é tão real, que ultrapassa as páginas do livro e chega até nós. Em busca de se distrair um pouco, os pais de Anna decidem viajar para a Califória e passar as férias de verão na Baía de Zanzibar, uma praia onde eles possuem uma casa e acabam chamando Anna, que aceita o convite e vai junto. Antes de viajarem ela e Frankie fazem alguns planos e prometem que esse será o melhor verão de todos os tempos, e tem como objetivo conhecerem 20 garotos e aproveitar ao máximo a viagem. 

O livro basicamente irá retratar o verão dessas meninas na Califórnia e todas as aventuras pelas quais elas irão passar. Elas realmente conhecem alguns garotos, vão à festas, se divertem porém as lembranças de Matt estão mais vivas que nunca. Durante essa viagem, Anna muda muito e percebe que por mais difícil que seja, precisa se abrir para novas oportunidades e se acostumar com a falta de seu primeiro amor. 
"As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem."
Desde o começo eu já sabia que esse seria um livro que me tocaria, e desde seu lançamento aqui no Brasil estava doida pra ler. A sinopse me chamou atenção, a capa e as inúmeras opiniões positivas, mas confesso que foi mais do que eu esperava. A história é contada de uma forma muito leve, real e fluída. Os sentimentos dos personagens sobre a dor da perda é tão intenso, que acabamos sentindo isso junto e por vezes me peguei com lágrimas nos olhos e me colocando no lugar de Anna, personagem com a qual me identifiquei muito. Ela é uma personagem que por vezes tem medo de se envolver em algum outro sentimento e acabar deixando Matt pra trás, por mais que no fundo queira fazer isso. O amadurecimento dela ao longo do livro é visível e isso foi algo que eu gostei bastante.

Esse verão e a viagem realmente mudam a vida de Anna e de Frankie. Muitas coisas acontecem, segredos são revelados e elas acabam refletindo muito. A praia como plano de fundo da história, foi algo que deixou tudo mais bonito, mais leve. Algumas cenas realmente são bem reflexivas e a autora conseguiu transmitir isso com uma escrita muito gostosa e singela, apesar de recheada de drama. Não é um livro feito pra se acabar de chorar, até porque é um jovem adulto então tem um quê mais descontraído, porém foi uma história linda, que com certeza me comoveu e que eu não vou esquecer tão fácil. Sem contar o fato de que eu adorei a diagramação do livro, que é lindo por dentro e por fora. A capa com esse coração feito de cacos de vidro faz todo o sentido depois de lermos o livro. A mensagem final da história me tocou de um jeito incrível. Apesar de ser mais velha que os personagens principais, pude aprender que não podemos ficar presos ao passado, por mais que doa. Abrir mão, deixar mudar, é essencial para sermos felizes.  

Recomendo demais a leitura, principalmente para se fazer no verão pois a história do livro se passa nessa estação e tem todo aquele clima praiano. Vinte Garotos no Verão fala sobre amizades, perdas, amores, dor e sobre seguir em frente, apesar de nunca obter respostas sobre o que poderia ter sido, daquilo que não foi.
"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário