segunda-feira, 11 de maio de 2015

Veneno (Sarah Pinborough) - saga Encantadas, livro 1

Título: Veneno
Título Original: Poison
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Ano: 2013
Avaliação: ★★★

        Veneno é o primeiro volume da trilogia Encantadas e vai fazer a recontagem da história da Branca de Neve.  
      Os personagens já são conhecidos, porém aqui eles são menos "santinhos". A madrasta tem um destaque especial na história. Lilith tem apenas 24 anos (só 4 a mais que Branca de Neve) e foi forçada a se casar com o rei, que está mais para suíno que para príncipe encantado. A trama no início é basicamente a mesma: Branca de Neve chama a atenção pela sua beleza e a rainha que também tem uma beleza estonteante ainda assim tem inveja de Branca e quando o rei parte em uma viagem que e provavelmente só retornará em anos, se retornar, a Rainha decide colocar a princesa nos eixos. 

      Na verdade esse livro foi meio que uma decepçãozinha pra mim pois confesso que esperava mais. A ideia da autora de recontar a história de um jeito diferente foi até boa, porém não gostei do enredo em si. Na verdade a história é parecida com a original, tirando alguns fatos. A história corre normal com algumas mudanças aqui e ali mas nada muito surpreendente. Branca de Neve é uma princesa mais "normal" nesse livro. Usa roupas comuns na maior parte das vezes e bebe cerveja. No livro também tem umas cenas mais "picantes", o que prova que esse tipo de leitura não é recomendada para crianças, que são o público alvo da história original, mas que são um acréscimo a essa releitura contemporânea e descritiva. Eu achei que a única parte realmente interessante foi o fim pois aqui não temos um fim quando Branca de Neve se casa com o príncipe, acontecem inúmeras coisas depois que é completamente inesperado e me surpreenderam. Digamos que aqui nem o príncipe é tão bonzinho e o desfecho da Branca é realmente uma coisa inesperada.
       Alguns personagens novos de outros contos de fada também estão presentes, como a bisavó da madrasta que assim que lemos o livro descobrimos de que história ela veio. E ela tem papel importante aqui, inclusive no que diz respeito ao suposto feitiço que atinge a princesa. 
      A escrita da Sarah é gostosa e lemos o livro sem nem perceber. Ela usa muito do sarcasmo e o que de fato quis fazer com essa recontagem foi nos mostrar um outro lado da coisa, onde os vilões que conhecemos não são tão maus assim e quem achamos "ser do bem", nos surpreender com o que é capaz de fazer pois ninguém é o que parece e, como está escrito na capa (que por sinal é linda), chegou a hora de repensar nossos vilões. 
      Ela abordou muito bem a vida da madrasta de Branca de Neve que na história original nem tem muito destaque. Já aqui ela é uma mulher má, mas que nem sempre tem pensamentos malvados e que apenas desejava ter outra vida mais acessível e verdadeira.
                               "Talvez a infelicidade torne as pessoas más."
    Acredito que Veneno foi uma leitura válida sim, porém nada extraordinário e ainda assim pretendo continuar a trilogia. O próximo livro se chama Feitiço e abordará a história da Cinderela.

2 comentários:

  1. Olá, depois de conhecer seu canal vim conferir o blog <3
    Eu já li esse livro, gostei dele, mas não posso dizer que fiquei apaixonada sabe?
    Adore sua resenha e concordo com sua opinião.
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que ótimo que veio me visitar aqui tbm *-*
    Sei bem seu sentimento pelo livro, o meu foi bem parecido haha mas os outros dois livros da trilogia eu gostei bem mais.
    Beijo.

    ResponderExcluir