quinta-feira, 14 de maio de 2015

Poder (Sarah Pinborough) - saga Encantadas, livro 3

Título: Poder
Título Original: Beauty
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Ano: 2013
Avaliação: ★★★

     
 Poder é o terceiro e último volume da saga Encantadas. Se vocês lerem as resenhas que fiz dos dois livros anteriores (Veneno e Feitiço) irão perceber que minha relação com essa trilogia não começou muito boa, o primeiro livro foi bem fraco na minha opinião. Já no segundo volume a autora me ganhou pelo enredo, pelo mistério e pela inteligência ao entrelaçar as histórias umas às outras. Com esse terceiro também não foi diferente, gostei muito do livro.

       Aqui a história principal é o conto da Bela Adormecida. O rei e a rainha resolvem que seu filho único, um príncipe mimado, deve viver aventuras e crescer e por isso tem a ideia de o mandarem fazer uma viagem com o propósito de desvendar os mistérios de um reino perdido. Para isso, convoca um caçador para acompanhar seu filho e assim, os dois partem. Logo no início da viagem eles acabam encontrando uma casa na floresta onde vive uma senhora e sua neta Petra, que no caso é a Chapeuzinho Vermelho. Petra acaba embarcando nessa viagem junto com eles, estimulada pela sua avó e assim eles partem. 
      Os três chegam a um reino desconhecido, rodeado por um muro de espinhos gigantescos, onde toda a população está dormindo há quase cem anos. Dentro do castelo eles encontram uma bela princesa adormecida (que depois descobrem que é rainha) e a acordam. E junto com ela, todos os habitantes do reino acordam também como se nada tivesse acontecido. A partir daí, muitas coisas acontecem estranhas, bizarras e inacreditáveis acontecem na história e eles percebem que talvez despertar a rainha não tenha sido uma ideia tão boa assim e só desejam sair daquele lugar o mais rápido possível e voltar pra casa, porém isso não é tão fácil quanto parece.

     Esse é o livro mais sinistro da trilogia. Sério. A autora foi muito ousada ao escrever Poder. Repleto de cenas macabras esse livro não chega a ser aterrorizante mas juro que fiquei assustada. Dentro da história existe um conto muito bizarro que envolve a história da Bela e a Fera, porém de um jeito totalmente inovador, só lendo pra entender. O enredo foi muito bem trabalhado e a Sarah usou de toda sua inteligência pra criar essas cenas estranhas porém tão bem elaboradas que me fizeram ao mesmo tempo ficar chocada e admirar a ideia dela. A junção de inúmeros personagens de inúmeros contos foi uma das coisas mais legais pois ela soube fazer isso e juntar várias histórias em uma só sem nos confundir ou perder o foco. Aqui podemos encontrar "A Bela e a Fera", "A Bela Adormecida", "Chapéuzinho Vermelho" e "Rumpelstiltskin", e todos se relacionam no contexto da história.
       Como sempre, também encontramos aqui algumas cenas mais pesadas e sensuais, porém como sempre a autora não vai pro lado extremo e fica tudo condizente com o que está acontecendo. Eu inda prefiro o segundo livro da trilogia, mas se a intenção foi ir pra um lado mais sombrio e macabro, esse com certeza ganha.
      O final não me convenceu muito, pois diferente dos outros esse não acabou de um jeito surpreendente mas como a história toda já me surpreendeu, ficou tudo certo. 
        Acredito que contar a história de forma íntegra iria tirar toda a graça das descobertas e surpresas que o livro traz então recomendo muito a leitura e espero com essa resenha ter instigado e demonstrado um pouco o que os aguarda, caso se interessem pela obra. De modo geral, foi uma trilogia muito boa e única, com recontagens de contos que já conhecemos porém de um jeito totalmente inovador e ousado. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário