segunda-feira, 11 de maio de 2015

Feitiço (Sarah Pinborough) - saga Encantadas, livro 2

Título: Feitiço
Título Original: Charm
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Ano: 2013
Avaliação: ★★★


    Diferente do livro anterior, Feitiço me conquistou logo de cara. Não sei se pela minha preferência à história da Cinderela em relação a da Branca de Neve mas com esse livro a leitura foi bem mais agradável e fluida. O livro vai recontar a história da Cinderela então temos basicamente os mesmos personagens, porém com características diferentes. Cinderela é uma garota simples que vive com seu pai e sua madrasta, que a deixa de lado e só dá atenção as suas filhas legítimas. Sua filha mais velha casou-se recentemente então toda a atenção é voltada para Rose, sua filha mais nova.

    Diferente do conto original, Rose irmã postiça de Cinderela é muito amiga dela e as duas tem uma relação de amizade, apesar de Cinderela ter uns pensamentos malvados a respeito da irmã que na mente dela jamais conquistaria o príncipe por ser gorda e sem graça. Outra coisa diferente é que o pai da Cinderela aqui não é um rei e a renda da família não é lá aquelas coisas, por isso quando o príncipe convida às moças para participarem do Baile da Noiva Real, a madrasta de Cinderela prepara Rose (sua meia irmã) para ser a cortejada, esquecendo-se mais uma vez da pobre garota e também porque as condições permitem só que uma delas vá. Depois disso acontece basicamente o que já sabemos: Cinderela fica desejosa de ir ao baile e acaba tendo seu pedido realizado por uma fada madrinha. Depois de ir ao tão sonhado baile (que aqui acontece em duas noites), conhecer o príncipe e se sentir um tanto quanto apaixonada, Cinderela perde seu sapato e logo depois o príncipe manda seus soldados procurarem a garota misteriosa que na pressa de ir embora, os perdeu.
      Depois de descobrirem que ela é realmente a dona do sapatinho é que o verdadeiro problema começa pois não acaba com um felizes para sempre como na história original. Aqui, Cinderela vai morar no castelo e leva sua família junto: sua madrasta, seu pai e Rose. Chegando lá ela percebe que a paixão toda que sentiu pelo príncipe no dia do baile na verdade só aconteceu devido ao sapatinho que usava no dia e aparentemente era encantado. 
      Inúmeras coisas acontecem e a história ganha um tom de mistério pois Cinderela tem uma missão a realizar no castelo, que lhe foi dada pela sua fada madrinha em troca de lhe permitir ir ao baile. Cinderela tem que procurar algo que nem sabe o que é em todos os cômodos do castelo e pela madrugada encontra com o caçador, (personagem muito importante na história) mandado pela rainha, para lhe dar notícias se encontrou algo ou não.
      Em suas inúmeras andanças pelo castelo, Cinderela percebe que toda madrugada o príncipe nunca está em seu quarto e desconfiada de que esteja sendo traída, certa noite decide seguí-lo. É aí que ela acaba descobrindo o segredo e mistério da história, onde de fato o príncipe vai e o que ele faz toda madrugada. Nesse momento a história desse livro se liga com a do primeiro, Veneno, e por isso eu não aconselho a lerem os livros fora da ordem. De início eu achava que eram três histórias independentes, mas não, elas tem uma relação e personagens da primeira história aparecem aqui de uma forma surpreendente que eu não imaginei que fosse acontecer.

      O livro me surpreendeu bastante. Apesar de seguir a mesma ideia do livro anterior, essa história foi mais instigante e misteriosa e por isso me vi envolvida e louca pra saber o desfecho. Comecei a leitura supondo que seria algo no mesmo estilo de Veneno, apenas uma leitura bacana, mas foi muito melhor que isso. É como se a autora tivesse melhorado a fórmula que usou no livro anterior e resultasse nisso. Os personagens aqui são bem únicos, começando pela Cinderela, que diferente do conto original é invejosa, malvada e egoísta. Sua irmã é uma querida e muitas vezes Cinderela se sente até mal por ser mesquinha e só pensar em si mesmo.
      O final do livro é S-U-R-P-R-E-E-N-D-E-N-T-E. Sério. A autora fez uma reviravolta muito legal na história e como sempre não há um final feliz como nos contos da Disney. O epílogo então, foi uma coisa muito sem noção sobre o livro 1 e que me deixou chocada. Até agora não acredito que li aquilo! Mas acredito que essas surpresas foram o que me fizeram gostar bem mais desse livro e me redimir com a autora por ter achado o primeiro volume da trilogia apenas ok. Sarah foi muito inteligente em sua capacidade de entrelaçar outros contos à história, o que resultou em uma trama bem criativa.   Realmente a frase "cuidado com o que você deseja!" faz jus à essa história. A autora também soube conduzir muito bem o suspense, fazendo qualquer leitor ficar grudado ao livro, ávido e surpreso com o desfecho, que foi com certeza a maior supresa. Posso dizer que simplesmente adorei Feitiço, do início ao fim e já irei inicar o próximo e último livro da trilogia para saber logo o que mais a autora nos preparou.

2 comentários:

  1. Já faz um tempo que estou querendo ler essa saga!
    Ainda não tive oportuniade, mas sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

    Bjos
    http://vivemosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei hoje o terceiro e último livro e foi ótimo tbm! O único mais fraco foi o primeiro, mas no geral é uma trilogia muito boa!
    Beijoss

    ResponderExcluir