sábado, 21 de março de 2015

Vaclav & Lena (Haley Tanner)

Título: Vaclav & Lena
Autora: Haley Tanner
Páginas: 271
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Avaliação: ★★★★

Vaclav no início da história é um garoto de 10 anos, estudioso, inteligente, e determinado. Vive com seu pai, que não é muito presente e tem problemas com o álcool e com sua mãe, Rasia. Vaclav é russo, porém chegou aos EUA já sabendo falar inglês, que aprendeu desde cedo com a própria mãe. Seu sonho é ser um mágico de sucesso e ter como assistente sua linda amiga Lena. Os dois vivem no Brooklyn, em Nova York, são melhores amigos e eles prometem que quando crescerem serão marido e mulher. 
Lena por sua vez, é bem diferente. Mora com a tia (que definitavente não leva jeito com crianças) e não sabe nada sobre seus pais. Ela é tímida e tem dificuldade de aprendizagem por causa do idioma, pois também é russa e tem problemas com o inglês. Vaclav é seu único refúgio, seu melhor amigo que  todos os dias a ajuda com o dever de casa e em troca ela ensaia números de mágica com ele. Os dois vivem juntos, e a mãe de Vaclav trata Lena como filha, e tem um carinho especial pela menina.
No entanto, tudo muda drasticamente quando Lena falta à aula e  também não aparece na casa de Vaclav mais tarde. Rasia, a mãe de Vaclav fica preocupada com o sumiço de Lena e vai procurá-la na casa da tia. Quando volta para casa já tarde da noite informa ao filho que Lena foi levada porque não estava sendo bem cuidada pela Tia. Porém ninguém sabe dizer para onde ela foi e o que irá acontecer com a menina.


Após isso sete anos se passaram. Vaclav agora é um adolescente de 17 anos, cresceu muitos centímetros, já tem uma namorada mas ainda assim mantém seu sonho de infância: ser um grande mágico. Nunca mais teve notícias de Lena, porém nunca a esqueceu e não dorme sem antes lhe desejar boa noite. 
Lena tem um vida bem diferente agora, e tem uma mãe adotiva que a ama muito, mas também ainda pensa em Vaclav e no dia de seu aniversário ela resolve que ainda precisa preencher algumas lacunas e conhecer sua história. Decide então que vai procurar pelo melhor amigo de infância de quem tanto gostava. Após o reencontro deles, tudo vem à tona. Os sentimentos, as lembranças, mas também inúmeras revelações ao que diz respeito ao passado de Lena. Vamos descobrir isso e entender o que realmente aconteceu com ela, no fim do livro.  E quando tudo se encaixa e todo o mistério é revelado, meu coração ficou apertado. Apesar de ser um livro leve ele trata de alguns temas bem delicados, o que deixa a história melhor ainda.

O livro me surpreendeu muito pois eu não esperava tudo isso. Me arrependo de ter enrolado um ano para finalmente lê-lo. A história é sensível e muito bem construída. A autora tem uma escrita maravilhosa e singela, por vezes até poética e descreve muito bem os sentimentos dos personagens. O que ajuda é que o livro é contado em terceira pessoa e podemos ver a história do ponto de vista de todos. 
Apesar de todos os anos que se passaram, é notável que o sentimento que Vaclav e Lena construíram um pelo outro ainda existe, com a mesma intensidade de antes, principalmente por parte do menino. Lena por ter uma vida mais conturbada é um pouco mais "neutra", o que não diminui seus sentimentos pelo amigo mas sim sua forma de expressá-lo.

Os personagens foram muito bem construídos e toda a emoção da história foi repassada com êxito. Confesso que durante a leitura senti vontade de ser criança de novo e ter toda essa ingenuidade e sinceridade que os personagens tem. A história é cativante, linda e muito gostosa de se ler. Não é o tipo de livro que você devora em um dia pois tudo acontece de forma gradativa e calma. Os capítulos finais foram os únicos que me deixaram ansiosa e curiosa.

O final foi bem diferente do que eu imaginei, mas gostei muito de como a história foi concluída. Haley Tanner foi incrível na construção dessa sua primeira obra e me surpreendeu demais com sua forma singela de contar uma história nem tão leve assim. Recomendo demais a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário