domingo, 15 de fevereiro de 2015

Simplesmente Ana (Marina Carvalho)


Titulo: Simplesmente Ana 
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas (Grupo Editorial Novo Conceito)
Ano: 2013
Número de páginas: 304
Avaliação: ★★★
Achei essa capa tão linda *-*

O livro conta a história de Ana Carina, uma garota comum de 20 anos que leva uma vida normal em Belo Horizonte. Ana é melhor amiga de Estela, cursa faculdade de Direito e tem um "quase" namorado, Arthur. Logo no início do livro ela recebe uma mensagem no facebook de um homem que alega ser seu pai, e aí que a história começa de fato pois até então ela vivia apenas com sua mãe que alegava que o pai de Ana a abandonara ainda grávida. Ela não acredita de primeira, então pergunta para sua mãe. E para sua surpresa o homem que havia enviado a mensagem para ela, Andrej, era realmente seu pai. E tudo que ela achava ser verdade até então, era mentira. Pra piorar ainda mais a situação, o pai de Ana acaba revelando que é o rei da Krósvia e quer que Ana vá até lá para que todos conheçam a filha do rei, ou seja, a princesa!


A partir daí a história fica muito gostosa, pois apesar de estar assustada com tudo isso e não querer deixar pra trás sua família, seus amigos, seu quase namorado e principalmente a faculdade, Ana acaba indo para a Krósvia conhecer a família de seu pai por um período de seis meses.

Já no castelo, onde está tentando se habituar com o luxo e sua nova vida, Ana conhece o enteado do Rei, Alexander, que mostra ser grosso e antipático. Porém encanta Ana por ser lindo, loiro, forte e com cativantes olhos azuis. Depois de um tempo Ana descobre que ele tem namorada, Laika que é uma patricinha e vive com o nariz em pé.
É claro que Ana e Alex acabam desenvolvendo um sentimento amoroso, e ela viverá a dúvida entre, ficar para sempre no castelo e deixar toda sua família e a amiga para trás, ou voltar para o Brasil.


Confesso que não sou muito de ler nacionais. Não por preconceito mas porque geralmente passo outros livros na frente (inclusive uma das minhas metas literárias para esse ano é LER MAIS NACIONAIS), mas esse livro por ter visto inúmeras críticas boas eu queria ler faz um tempo e finalmente comprei. E gente: eu adorei a leitura! 

A Ana é uma garota engraçada, divertida e bem comum então é fácil se identificar com ela. Apesar de ser de fato uma princesa e de ser perseguida por alguns paparazzis nessa nova fase de sua vida, ela sente falta da sua privacidade e gosta de levar uma vida normal. Lembrei um pouco de O Diário da Princesa (dos filmes, porque nunca li os livros) e no início até pensei que seria uma cópia, mas não. A ideia pode ser parecida mas o desenvolvimento e os personagens são bem únicos. Ri bastante em algumas partes, principalmente com a Ana e o Alex que apesar de sentirem algo, tentam negar isso pra si mesmo. O que não dá muito certo. 

Os personagens secundários também me cativaram: a melhor amiga da Ana, sua mãe, o próprio Rei, e as empregadas do castelo. Assim como D-E-T-ES-T-E-I Laika, a namorada de Alex, mas acredito que esse era o objetivo da autora. Porém as partes em que ela e Ana estão juntas são muito engraçadas! OMG!

O livro é do gênero New Adult, e é muito fácil de se ler. No começo do livro na verdade, eu achei que tudo aconteceu rápido demais porém entendi que a autora fez isso para dar espaço para o romance, que é um dos maiores pontos do livro. Não achei maravilhoso, do tipo inesquecível mas me envolvi bastante com os personagens (inclusive com o Alex... ah, Alex <3), gostei da escrita da autora pois é bem leve e fluida, apesar de eu ter achado um tanto quanto simples. A Ana faz uma coisa que me irritou MUITO mais pro final do livro, mas o desfecho da história foi super legal e eu voltei a gostar dela, haha. 
Outro fato que achei bem legal foi a autora colocar elementos bem característicos do Brasil que nos fazem se sentir em casa. Não gosto muito quando tentam "americanizar" demais os livros nacionais.

Já comprei o De Repente Ana e pretendo ler em breve, porém achei que esse livro teve começo, meio e fim e que nem precisava de continuação. Mas vamos lá né, espero que seja tão bom quanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário