sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Perdão, Leonard Peacock (Matthew Quick)



Título: Perdão, Leonard Peacock.
Título original: Forgive Me, Leonard Peacock.
Autor: Matthew Quick.
Editora: Intrínseca.
Nº de páginas: 224.
Avaliação: ★ ★★

Ao contrário de O Lado Bom da Vida, primeiro romance do autor, Perdão, Leonard Peacock nos traz uma história triste, depressiva e que nos faz refletir. 
Sob a visão do próprio Leonard Peacock, conhecemos um garoto estranho, deprimido e que guarda um segredo que o leva a querer cometer suicídio e assassinar seu ex-melhor amigo. Leonard é depressivo e guarda uma mágoa muito grande de sua mãe, uma linda estilista, que só se preocupa com beleza e futilidades, que o deixa morando sozinho, bancando-o financeiramente, mas esquecendo de ser uma mãe presente. 


O livro começa no dia do aniversário de Leonard (que por sinal não é lembrado nem pela própria mãe), onde ele decide assasinar seu ex melhor amigo (que lhe fez algo terrível, que só é revelado mais adiante e que nos deixa horrorizados) e após isso, se matar. Porém, antes de cometer o crime ele quer entregar presentes às pessoas que de certa forma tiveram algum significado para ele. E assim o livro prossegue, e nós ficamos o tempo todo aflitos e querendo saber o que de fato acontecerá com o protagonista.

Um ponto que gostei muito nesse livro foram as reflexões. Leonard por ser depressivo e estar prestes a acabar com sua vida, tem pensamentos sinceros e que incomodam o leitor. Confesso que gosto de livros assim, que me tiram da zona de conforto e causa um choque de realidade e isso o autor conseguiu fazer de forma incrível. É um livro forte, pesado, denso, totalmente diferente de O Lado Bom da Vida que como o próprio título já diz, nos remete a enxergar o melhor lado das coisas. Com Perdão, Leonard Peacock o foco é outro. 

O melhor personagem desse livro pra mim, sem dúvidas foi Herr Silverman, professor de Leonard. Ele dá aulas sobre o Holocausto e eu gosto muito de tudo que envolve Segunda Guerra Mundial, portanto adorei a ideia do autor de abordar isso no livro. Herr Silverman tem uma personalidade incrível e realmente se preocupa com Leonard e é por isso que tem papel tão importante na história. Gostei muito da forma com que os dois se relacionam. 



É até difícil expressar o quanto eu gostei desse livro. Ao decorrer de toda a leitura me senti incomodada, triste e realmente envolvida com os problemas de Leonard. Em alguns momentos meu coração ficou tão apertado por ele que senti vontade de entrar no livro e abraçá-lo. A escrita do Matthew é ótima, crua e realista. Minha segunda experiência com o autor foi até melhor que a primeira com o livro O Lado Bom da Vida, que basicamente só gostei do final. Nesse livro, entretanto, o final não me convenceu tanto assim, não gostei muito de como a história foi concluída. Outra coisa que também não gostei muito foram as notas de rodapés, que apesar de muito legais, ficaram excessivamente grandes o que atrapalhou um pouco a leitura. Porém nada disso desmerece a obra e eu classifiquei o livro como muito bom e recomendo demais a leitura. 

Apesar de curto, é um livro que nos faz pensar muito nele depois que o fechamos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário