sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A Seleção (Kiera Cass)

Título: A Seleção
Título original: The Selection
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Avaliação: ★★★
            A Seleção é uma trilogia da autora Kiera Cass, publicada pela editora seguinte e fez muito sucesso, inclusive, Kiera já esteve no Brasil algumas vezes na bienal e em outras sessões de autógrafos. O livro foi lançado nos Estados Unidos em 2012 e fez sucesso desde cedo.
                Enredo:
                O cenário do livro é o continente americano em um tempo futuro e ao mesmo tempo um pouco desatualizado, isso se explica porque a história acontece depois de uma quarta guerra mundial, em um país chamado Illéa onde volta a ter uma monarquia. Mais um detalhe importante para se situar é que existe uma hierarquia de castas onde os um são a realeza, os dois e três são pessoas ricas, os quatro são uma classe média quase baixa, os cinco tem que trabalhar desde cedo, os seis são os empregados domésticos, os sete são pessoas muito pobres, mas os oito é que são os mendigos.


                O livro é narrado na primeira pessoa e conta a história de América, uma cinco, ruiva, de 17 anos que namora escondido Aspen, um rapaz da casta seis, pelo qual ela é completamente apaixonada, mas sua mãe jamais aceitaria, pois, se eles casassem, seriam tão pobres a ponto de talvez não conseguir sustentar os filhos. O príncipe Maxon está prestes a completar dezenove anos e precisa encontrar uma esposa, pois o rei está perto de se aposentar e por isso deu inicio à seleção, onde garotas de todo país, com mais de dezesseis anos e menos de vinte, tem o direto de se inscrever para conquistar o príncipe.
                A mãe de América insiste que ela se inscreva, até Aspen quer isso, porque, apesar de amá-la e querer ficar com ela, não consegue deixar de pensar na vida melhor que ela teria se fosse para o castelo, é então que ela se vê obrigada a tentar, crente de que não vai ser escolhida. O sorteio acontece e o povo de Illéa assiste ao jornal oficial esperando o resultado: América foi uma das trinta e cinco selecionadas.
                Regras da seleção:
  • ·         As garotas passam a ser propriedade da família real, até que seja mandada embora.
  • ·         Apenas o príncipe decide quando elas podem voltar pra casa, o que não acontece se elas não forem desclassificadas.
  • ·         As garotas não podem namorar ou flertar ninguém além do príncipe.
  • ·         Qualquer sinal de briga com as outras competidoras pode resultar em uma expulsão imediata.
  • ·         Devem conhecer o príncipe e ter uma conversa com ele no dia após a chegada ao castelo.


O que torna o enredo mais interessante é que na primeira noite, ante de todas conhecerem Maxon, América foge de seu quarto a procura de ar, pois se sente presa diante de um castelo tão cheio de grades, é então que ela quase desmaia quando os seguranças a barram por querer sair para o jardim, mas o príncipe aparece e ordena que a libertem. Ele a segue e os dois começam a conversar, ela diz o motivo pelo qual está ali, – a comida e a pensão dada para a família, sim, bem direta mesmo – conta que seu coração já pertence a outro homem e que não quer nada com ele – o príncipe.
        Maxon, um pouco entristecido, porém humilde, permite a permanência dela no castelo para que ela tenha o que precisa, aliás, ele reconhece a sinceridade dela e ainda decide ficar amigo, como ele já sabe que ela não o quer, também pode ser mais liberal e não precisa se preocupar tanto em ficar tentando paquerá-la. Mas o problema é que os dois passam a se entender tão bem, e no meio de tanta menina se descabelando por ele, tem uma só que não fica se humilhando, e é exatamente ao lado dela que ele quer estar, ao lado da amiga dele, é por isso que complica mais ainda para América. O que ela vai decidir? Quem ela vai escolher? Será que é melhor voltar para casa e ficar com Aspen? Ou será que ela também está apaixonada por Maxon? Qual dos dois agora?


Informações importantes sobre a saga:
Apesar de ser uma trilogia, existem outros lançamentos. O primeiro é os contos da seleção que tem uma entrevista com a autora, informações sobre a árvore genealógica dos principais personagens, a trilha sonora do livro, alguns trechos do livro com a mesma história, porém contados em primeira pessoa pelo príncipe (o que traz informações não fornecidas nos três outros livros) e outras partes contadas pelo Aspen. Tem também a favorita, que é a história da Marlee, uma das selecionadas; a rainha, que é a história da seleção dos pais do príncipe; e o ainda não lançado (até hoje, em fevereiro de 2015) livro da herdeira, que conta a história da filha do príncipe.
Um fato interessante sobre a saga é que a inspiração da Kiera para escrever foi Cinderela e Ester, uma história da bíblia. Leve ao pé da letra: metades dos acontecimentos da seleção são iguais ao da história de Ester, mudando apenas alguns detalhes, mas não considere como um ponto negativo. Existe um serie brasileira sobre Ester, ela é bem curta, tem dez episódios e está disponível no netflix, quem se interessar depois de ler os livros pode assistir e vai ver que faltou criatividade na Kiera pra copiar tanto – mas pelo amor de Deus, não considerem isso ruim, a seleção é uma saga de livros e Ester é uma história da Bíblia, o máximo que tem é um seriado, além de que muitos acontecimentos foram acrescentados à seleção.
A última observação é só pra dizer que começaram a gravar um seriado para a seleção ao invés de filmes, mas foi imediatamente cancelado porque foi muito mal aceito, pois não tinha nada a ver com o livro, o príncipe era um exibido, mesquinho e só queria usar as meninas; sem falar na América que a atriz era loira.

Comentário SEM SPOILER:
Os personagens são muito cativantes e o livro é extremamente envolvente, quando eu estava lendo, me senti cada vez mais como se fosse a América, me envolvi, quis fazer decisões por ela, li os três livros em quatro dias, sendo a escolha por pdf porque não ia dar tempo comprar e eu estava muito desespera, terminei a Elite em uma quarta à noite e comecei a escolha pelo tablet e terminei quinta à noite. Hoje eu já tenho os três livros; comprei porque quero guarda-los pra sempre e também porque eu sabia que eu ia querer ler de novo e sim, eu li duas vezes cada um.
Chorei no final de tudo, mas não porque era triste, muito pelo contrário, foi um dos finais mais felizes que já vi, porém eu estava arrasada porque tinha acabado e eu não ia mais ter muita coisa pra ler sobre essa história, além de que eu fechei o livro e percebi: eu não sou a América, eu não estou no castelo, essa história linda e romântica não é a história da minha vida e meu Deus! O que eu vou fazer agora? Então sim, eu fiquei desesperada e chorei muito porque eu estava emocionadíssima.
Eu já fui em um dos eventos que a Kiera esteve autografando, não consegui falar com ela, mas agora tenho dois livros autografados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário