sábado, 31 de janeiro de 2015

Diário de uma paixão (Nicholas Sparks)

Título: Diário de uma Paixão
Título original: The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Avaliação: ★★★
            Esse é o segundo livro publicado pelo famoso autor Nicholas Sparks, o rei dos romances. Inicialmente a história era contada por 80 mil palavras, mas foi diminuída para 25 mil antes de ser publicada em 1995 e fazer Nicholas verdadeiramente famoso. O romance foi inspirado nos avós de sua esposa junto às ideias que formaram um bom enredo e o Mal de Alzheimer que praticamente moveu o livro.
            A história é contada na terceira pessoa, na maior parte do livro, porque se trata de um velhinho lendo para uma senhora que já não lembra mais de quase nada, mas também tem partes que são na primeira pessoa. A história que ele lê é de um casal que se conheceu na adolescência, seus nomes são Allie e Noah.


            Allie é uma moça muito rica que vai com a família passar o verão na cidade onde Noah mora. Inicialmente ela não se interessa por ele, mas depois de muitas tentativas dele, acaba se apaixonando e os dois sempre saem escondidos por causa da não aceitação da mãe dela. Quando o verão acaba eles passam a conversar apenas através de cartas, as quais Allie não recebe e consequentemente, não responde.
            Muitos anos depois ela ficou noiva de um advogado e estava prestes a casar quando encontrou em um jornal o anúncio da casa onde costumava encontrar-se com Noah, ela estava sendo restaurada e Allie logo reconheceu o rosto do comprador, então imediatamente pegou o carro e partiu em busca de terminar o que precisava ser resolvido antes de oficializar o casamento. É quando os dois se explicam quanto as cartas que foram sim escritas, mas nunca entregues, e aí o leitor já começa a suspeitar como vai terminar a história, dificilmente haverá dúvida sobre quem ela irá escolher, considerando que o livro em si já vai dando dicas desde o começo, e apesar de todo sentimentalismo, para quem gosta de romances românticos vai valer a pena ler o livro.
Comentário/critica SEM spoiler:
Não vou mentir, realmente gosto de romances românticos, apesar de preferir as histórias que focam em outros acontecimentos, acho que algumas vezes ficariam incompletas se não houvesse um romance na história. Mas tenho que admitir que estou começando a achar insuportável ler Nicholas Sparks, pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas geralmente criticam: meloso demais.
Já li muitos livros dele e um dos melhores, para mim, vai sempre ser A Última Música, nos outros, a história fica meio repetitiva, mas o que eu estou percebendo mesmo em Diário de Uma Paixão é que a história é completamente iludida.
Porém, um dos elogios que tenho a fazer é sobre a escrita, talvez porque o público alvo seja adulto, mas eu acho que as palavras são bem escolhidas, apesar de as descrições do livro não serem tão boas e detalhadas, é diferente dos livros do John Green que são voltados para adolescentes e a linguagem é extremamente mais simples e informal; já o Nicholas, procura manter uma estética bastante admirável na escrita. Porém, o livro “Quem é você, Alasca?” Do John é bem mais realista do que muitos romances do Nicholas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário