quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Simplesmente Acontece (Cecelia Ahern)

Esse livro já tinha sido lançado no Brasil com o título "Onde Terminan os Arco Íris" mas em 2014 a Novo Conceito relançou o livro com a capa do filme e esse novo título.
O livro conta a história do Alex e da Rosie que são melhores amigos desde a infância. Eles estudam juntos no colégio e quando o livro começa eles estão trocando bilhetes. Ao decorrer da história vemos o crescimento dos dois, dos 7 anos até os 50 anos. Com 18 anos Alex se muda de Dublin para Boston, nos Estados Unidos com seus pais e lá ele entra pra faculdade de Medicina e é muito bem sucedido como cirurgião cardíaco. Rosie sempre teve o sonho de trabalhar em hotéis e iria estudar também em Boston mas devido a um deslize cometido por ela na festa de formatura, seu sonho precisa ser adiado. A Rosie é uma personagem que me cativou muito pois é uma personagem forte, engraçada e bem construída.
Fica muito explícito no livro o quanto Alex e Rosie são apaixonados um pelo outro, porém eles não  expoem isso por medo de o sentimento não ser recíproco. Assim então, cada um segue sua vida, acabam construindo família, se separando e tentando sempre encontrar a felicidade.
O livro todo é narrado em forma de cartas, bilhetes, SMS, mensagens, cartões-postais e isso deixa a leitura mais rápida, apesar de suas quase 500 páginas. O legal é que não é apenas mensagens trocadas pela Rosie e Alex e sim cartas e emails que eles enviam aos amigos e familiares também, isso faz com que tenhamos um visão melhor sobre os pensamentos deles. As cartas e bilhetes trocados são divertidos e através deles sabemos sobre o dia-a-dia de todos os personagens.

Pela sinopse a história parece ser clichê mas eu garanto que não é. Isso porque ela é contada de uma forma muito real, muito verdadeira. A gente vê o tempo passando e as coisas acontecendo gradativamente, os personagens crescendo, suas vidas mudando. Dá pra se imaginar de fato no lugar deles. O livro fala bastante sobre amor e amizade não só entre Rosie e Alex mas da relação que eles tem com os familiares, que são personagens secundários no livro e essenciais pra história.
É incrível ver a falta de sorte do casal protagonista pois quando a gente finalmente acha que eles vão ficar juntos algum contratempo aparece e isso é mais uma vez adiado. É uma história muito gostosa e fácil de ser lida. O livro é muito engraçado também, o senso de humor da autora é ótimo.
Por fim, eu dei 4 de 5 estrelas pro livro pois em alguns momentos o fato do casal demorar tanto a ficar junto me irritou, mas eu entendi que a proposta do livro foi justamente essa, nos mostrar que o medo de expor seus sentimentos pode acabar nos fazendo perder tempo pois a outra pessoa pode sentir exatamente a mesma coisa e também ter medo de demonstrar.
Recomendo demais a leitura, inclusive porque o filme estreia hoje nos cinemas e eu estou louca pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário