sábado, 10 de janeiro de 2015

Claros Sinais de Loucura (Karen Harrington)

Título: Claros Sinais de Loucura
Autor(a): Karen Harrington
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Avaliação: 

No livro conhecemos Sarah, que é uma garotinha de 12 anos que leva uma vida atípica. Apesar da pouca idade ela é muito madura e inteligente, passa os dias lendo seu livro preferido "O Sol é Para Todos" e descobrindo o significado de novas palavras. Sarah também tem muitos problemas familiares: quando tinha 2 anos sua mãe tentou afogar ela e o irmão gêmeo que infelizmente acabou falecendo. Desde então sua mãe vive em um hospital psiquiátrico e Sarah vive juntamente a seu pai, que devido ao isolamento emocional, tem problemas com o álcool. Eles vivem mudando de cidade pois o caso da mãe dela resultou em muitas fofocas em rede nacional, assim como olhares de pena e julgamentos. Sarah não sabe praticamente nada sobre sua mãe, só tem a noção de que ela é louca e tem muito medo de estar enlouquecendo também, ou de se virar uma alcoólotra como o pai. 
Como seu livro predileto é O Sol é Para Todos ela escreve inúmeras cartas ao Atticus Finch, que é seu personagem favorito no livro e o modelo de pai que ela gostaria de ter. Ao decorrer da história percebemos como o livro é sensível e delicado pois Sarah é uma garotinha que sofre muito com a falta de sua mãe e também com seu pai que não lhe dá a devida atenção. Ela acaba tendo por companheiros seu diário e uma Planta, pra quem ela conta seus segredos.

É isso o que sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas têm medo de voar.

Ela é uma jovem incrivelmente perspicaz e observadora, o que torna a narrativa muito envolvente. Fica visível que Sarah está passando por transformações e é por isso que deseja tanto ter uma mãe presente em sua vida que a ajudasse a escolher roupas, falar sobre a chegada da adolescência e ter uma vida normal, assim como ela gostaria de ter um pai que fizesse de seus aniversários uma data especial. Tudo isso nos mostra que Sarah apesar de inteligente e madura também é uma garota comum que anseia em ganhar seu primeiro beijo. Em determinado momento ela acaba se apaixonando por seu vizinho lindo e mais velho que acaba virando seu amigo, mas Sarah sofre sua primeira desilusão amorosa. 
O livro é real, é delicado. O fato de ser narrado por uma criança torna tudo mais sensível e apesar de tratar de um tema delicado como alcoolismo e doenças mentais, a narrativa é leve e dinâmica. Eu esperava mais do final mas entendi que a proposta da autora não era responder a todos os porquês e sim nos mostrar a história de vida dessa garotinha forte que precisa lida com inúmeras situações complicadas.




Recomendo muito Claros Sinais de Loucura para quem gosta de temas delicados porem fácil de se ler, e que traz uma mensagem reflexiva sobre mudanças, família e recomeços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário