sábado, 8 de novembro de 2014

Não Se Apega, Não (Isabela Freitas)


 "Não se apega, não" é primeiro livro da blogueira de Juiz de Fora Isabela Freitas lançado pela editora Intrínseca.

Ele é um livro não de apenas ficção, nem apenas auto-ajuda e sim uma mistura dos dois. E também meio que uma auto biografia da autora Isabela Freitas, pois a protagonista se chama Isabela e as características físicas também são iguais. Não que ele narre a vida da autora, (a parte ficcão é ficcão mesmo). Isso me incomodou um pouco porque tive dificuldades em notar a separação entre a personagem criada e a própria autora, o que poderia ser melhorado com uma mudança de nome.


(Abro um parêntese aqui pra dizer que fui num evento da Isabela aqui em Curitiba e conhecer ela foi super legal! Ela é uma fofa, suuuuper simpática e atenciosa *---* e autografou meu livro!)

Aí meu livro autografado <3

Enfim, vamos ao enredo. O livro conta a hitória da Isabela, que tem 22 anos e acabou de terminar um namoro de dois anos com o Gustavo.A partir disso, o livro relata suas tentativas frustradas de investidas com outros caras, suas tentativas de ser feliz por si mesma e de se adaptar a vida de solteira, suas (muitas!) decepções, suas experiências e etc. O livro também é cheio de motivações e ensinamentos (como toda auto-ajuda). 

Eu particularmente detesto auto-ajuda, mas devo admitir que nesse livro até que gostei. É um livro que mesmo sem querer nos coloca pra cima e nos faz repensar algumas coisas. O maior ponto positivo foi que ela fala do desapego de uma forma um pouco diferente. Não só o desapego do ex namorado mas sim de tudo que nós faz mal, nos incomoda. Isso pode servir para muitas leitoras que passaram pelas mesmas situações da protagonista. 

"Abrir mão. Deixar ir. Desapegar. Isso liberta de alguma forma. Por mais que nos aprisione em lembranças do que poderia ter sido." (página 157)

Entretanto, eu achei alguns outros conselhos um tanto quanto clichê.

Pelo título do livro podemos que pensar que a personagem seria uma pessoa forte, desapegada, determinada e madura porém ela se mostra ingênua, carente e se apega rápido às pessoas que lhe dão atenção. A personagem perdeu alguns pontos comigo também pela sua mentalidade infantil e imaturidade . Tinha vezes que lia algo e pensava "nossa, sério que ela tem 22 anos?". Acho que se o público dela for os adolescentes, eles vão adorar o livro, (minha irmã de 13 anos está lendo  e amando), porém os que já passaram dessa fase teen assim como eu, podem achar a mesma coisa, inclusive já vi várias pessoas falando isso.


Foi um livro 3 estrelas pra mim. Um livro bom. Se você adora marcar frases vai a-d-o-r-a-r esse livro, porque ele é cheio de quotes legais (eu marquei vários!) Acredito que todo mundo que lê se identifca um pouco com o livro. Afinal, que nunca sonhou com um príncipe ou se apaixonou por um cafajeste que te fez sofrer?  A Isabela (a autora e não a personagem) tem bastante potencial e eu pretendo ler outro livro dela, assim que ela publicar. Recomendo pra quem está precisando de um pouco de desapego na vida ;)

Eu com a Bebela na sessão de autógrafos *-*

"Não se apegar não é ser indiferente à vida. É ter o conhecimento de que o sofrimento chega, mas um dia deve partir. Não podemos dar abrigo ao sofrimento nem permitir que ele faça de nosso coração sua casa permanente. Não é certo. Superar é preciso. Levantar-se mais forte é essencial." (página 223)

Nenhum comentário:

Postar um comentário