sábado, 8 de novembro de 2014

Garota Exemplar (Gillian Flynn)




Nossa, como eu enrolei pra fazer essa resenha... 
Sabe quando você gosta tanto, mas tanto de um livro que realmente nem sabe como expressar tudo isso? Então, foi o que aconteceu comigo. Mas eu finalmente parei de enrolar e vim aqui (tentar) dizer a vocês o que achei de Garota Exemplar, então vamos lá.

O livro é um suspense mas também é meio que um thriller psicológico e vai contar a história da Amy Dunne e de seu marido, Nick. Amy desaparece misteriosamente no dia do seu 5° aniversário de casamento e é a partir desse acontecimento que a história se desenrola. 
Amy é filha de dois escritores que criaram a série de livros "Amy Exemplar", relatando sobre a infância de sua filha. Eles são muito ricos, e famosos. Nesses livros, os pais de Amy meio que "criam" uma versão perfeita da filha, da forma como eles gostariam que ela fosse, mas isso ficou subentendido. 

No dia do sumiço, tudo parecia normal, eles tomam um café da manhã juntos, pois estão comemorando cinco anos de casados. Mas quando Nick volta do trabalho percebe que Amy desapareceu. Ele chega em casa e vê que algo estranho aconteceu pois a casa dele está revirada, com marcas de sangue no chão e sua esposa não está em lugar nenhum. Ele imediatamente sem entender o que está  acontecendo, chama a polícia porém ele acaba virando o principal suspeito pelo sumiço de Nick e aí tem toda a parte da mídia que cai em cima dele e investiga todas as pistas que de fato apontam pra ele. Afinal, o marido é sempre o primeiro suspeito, certo? 

O livro é intercalado entre passado e presente: em um capítulo Nick, narra o que está acontecendo no presente e o outro capítulo é narrado pela Amy, a partir de um diário que ela escreveu relatando acontecimentos passados. E aí que começa a dúvida pois no começo, a gente realmente acha que Nick é inocente mas a partir do momento que lemos os capítulos do diário da Amy já começamos a ter outra visão. O que o Nick diz sobre sua esposa é muito diferente do que ela realmente parece ser no diário. Segundo ele, o casamento dos dois não estava em sua melhor fase e Amy não era a melhor pessoa do mundo, porém nas declarações do diário ela parece ser a esposa perfeita, sempre desculpando as mancadas de Nick, sempre boazinha e compreensiva. Aí a gente faz um milhão de questionamentos: tá, mas e qual dos dois está dizendo a verdade? Será que Nick realmente matou sua esposa? Será que Amy foi sequestrada por algum delinquente qualquer? Assassinada? Será que Amy fugiu? Onde está Amy? E também criamos várias teorias sobre o que pode ter acontecido, mas uma coisa eu digo: TODA e QUALQUER teoria que você criar a respeito desse livro, vão estar erradas.

Não posso revelar o que acontece pois seria um mega spoiler, mas a partir de certo ponto a trama parte pra um lado mais dark, e temos um sociopata revelado. Gillian Flyn foi GENIAL ao escrever essa história. Essa é a palavra que melhor descreve o livro: GENIAL. Quando a gente descobre o que realmente aconteceu com a Amy e o que a autora fez, é um surpresa enoooorme. Eu jamais imaginei isso, nem tinha me passado pela cabeça. A autora ganhou meu respeito pois pensou em todos os detalhes da história, ligou todos os pontos para que tudo ficasse real e a gente se surpreendesse ao máximo.

O desfecho desse livro é inacreditável. Apesar de o livro não acabar com um BOOM o final faz a gente rir, de tão incrível e patético! (mas não um patético ruim, muito pelo contrário).  E se você é daquelas pessoas que sempre gostam do vilão, vai adorar esse livro.

A história é fascinante, pois nada (nem ninguém) é o que parece ser e o livro nos faz pensar em como as pessoas podem ser cruéis e até que ponto essa crueldade pode chegar, e que muitas vezes não conhecemos a pessoa que está do nosso lado. 

Eu acabei de ler o livro e tive que contar a história pra minha mãe, de tão incrível que achei. Os personagens foram muito bem desenvolvidos e o enredo ficou impecável. Eu ainda não vi o filme pois quando terminei o livro ele já havia saído do cinema, mas pretendo ver e acredito que não vou me decepcionar. 

5 estrelas COM CERTEZA, e favorito do ano! Garota Exemplar é aquele tipo de livro que não esqueceremos nem se quisermos. Recomendadíssimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário