sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Se Eu Ficar (Gayle Forman)

       

O livro conta a história da Mia, uma adolescente de 17 anos estudiosa e super na dela, que tem como paixão tocar violoncelo. Já no inicío do livro ela vai passear com sua família -seus pais e o irmão mais novo- em um dia de muita neve e sofre um trágico acidente de carro, onde quase todos morrem. Ela acorda e vê o corpo dos pais, e o próprio corpo, estirado ao chão, machucado e inconsciente. Mia acompanha os paramédicos chegarem e a levarem para o hospital, acompanha a viagem até lá e sua própria cirurgia: tudo como uma observadora externa. Ninguém a vê, mas ela vê tudo o que está acontecendo e é atráves dela, que conhecemos a sua história, que é contada no livro na forma de lembranças.

    Mia vê os familiares chegando para visitá-la, seus avós, sua melhor amiga Kim e fica ansiosa para a visita de Adam, seu namorado rockeiro de quem ela tanto ama. E o maior ponto do livro é o romance dos dois, que é muito bonito pois tem uma relação muito forte com a música que é a paixão deles. Mia não entende ao certo porque Adam está com ela, pois ele é lindo, engraçado, inteligente e integrante da banda Shooting Star, que está ficando cada vez mais popular em Portland, mas Adam se mostra extremamente apaixonado por ela e os momentos doces do livro, são protagonizados pelos dois. Os pais da Mia são rockeiros e ela se sente um pouco deslocada por gostar de música clássica e tocar violoncelo, mas a paixão que ela sente por esse instrumento é visivelmente verdadeira. Ela conhece Adam na escola, enquanto ensaiava na sala de música e o que chama a atenção dele é justamente seu amor pela música. 

     
     O ápice do livro é a decisão que Mia deve fazer de acordar ou não do coma, se vai ou não ficar. A escolha é difícil pois ao mesmo tempo que acha que não conseguirá lidar com a perda de seus pais, caso acorde, ela também não quer morrer e deixar Adam, seu grande amor. 
O livro é muito bonito e nos leva a muitas reflexões, inclusive sobre a importância de nossos amigos e familiares.

 Eu gostei bastante da leitura, foi um livro que me tocou bastante, mas ainda assim não dei a ele 5 estrelas. Achei que a história poderia ter sido melhor explorada, pois tinha bastante potencial. Já vi o filme e confesso que o filme conseguiu me comover um pouco mais que o livro, o que raramente acontece. Os momentos da Mia com o Adam são mais profundos no filme e talvez esse seja o motivo que me fez gostar mais da adaptação. Estou ansiosa para ler a continuação dele: Para Onde Ela Foi, que será lançado no final do mês de Outubro, também pela Novo Conceito.Por fim, recomendo muito esse livro para todos que gostam de um bom drama, com uma pegada mais emocional e que fala bastante sobre música. É uma leitura que vale à pena.



A Novo Conceito caprichou na edição desse livro, as folhas são todas decoradas, lindooo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário